Artigos

LEME marca presença no INTERCOM 2015

A 38ª edição do INTERCOM, o maior congresso de comunicação do país, chegou ao fim nesta segunda-feira, 7 de setembro, após cinco dias de encontro no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no bairro da Urca. O Laboratório de Estudos de Mídia e Esporte (LEME) esteve presente nas reuniões do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Esporte”, que, a cada ano, recebe cada vez mais trabalhos de qualidade reconhecida. Além da participação acadêmica, o LEME produziu conteúdos audiovisuais, que em breve estarão em nossas plataformas (Blog “Comunicação e Esporte”, nosso canal de vídeos no Youtube e na página no Facebook).

Ao todo foram apresentados nesse GP do INTERCOM oito trabalhos científicos de autoria de integrantes e colaboradores do LEME. Os objetos de pesquisa abordados vão desde as representações existentes sobre os atletas paralímpicos na imprensa, como o multi-medalhista na natação, Daniel Dias, até as mudanças dos discursos midiáticos em derrotas da seleção Brasileira em Copas do Mundo.

Quatro pesquisadores concederam entrevistas a nossa equipe e, assim, buscaram transmitir seus conhecimentos teóricos-práticos de forma dinâmica e informal. Anderson Campos Gurgel (Mackenzie), Ary José Rocco Júnior (USP), José Carlos Marques (UNESP) E Marco Antônio Roxo (UFF) comentaram a influência da política no esporte, a gestão e a responsabilidade social por parte de clubes e entidades esportivas, a projeção midiática de atletas além do ambiente de competições, a expectativa para os Jogos Olímpicos de 2016, entre outros assuntos relevantes. Os vídeos serão divulgados em breve!

Anderson Gurgel (Mackenzie) concede entrevista à equipe do LEME durante o INTERCOM 2015.

Com participação ativa no INTERCOM 2015, o Laboratório de Estudos de Mídia e Esporte reafirma o compromisso firmado desde a sua criação: ser referência na produção e divulgação de conhecimento acadêmico sobre esportes e suas relações com as identidades culturais, a mídia, a história e a política.

Leia os artigos apresentados pelos integrantes do LEME:

  1. Jogos Olímpicos na imprensa carioca: primeiros momentos (1890 a 1910). Fausto Amaro
  2. Copa do Mundo 2014: Consumo, Diversão, Lazer e Código de Conduta nas Arenas FIFA. Camila Augusta
  3. O futuro da torcida: midiatização, mercantilização do futebol e resistência torcedora. Irlan Simões da Cruz Santos
  4. Do Maracanazo ao Mineiratzen: Um estudo sobre as memórias da imprensa sobre o 7 a 1. Fabio Aguiar Lisboa
  5. Reinvenções do futebol brasileiro: O discurso de mudança na imprensa após as derrotas nas Copas do Mundo. Francisco Brinati, Ronaldo Helal e Filipe Mostaro
  6. Daniel Dias em Papel-Jornal – a representação do atleta paralímpico pela imprensa. Tatiane Figueiredo
  7. Futebol, Imprensa e Representações: as nuances narrativas sobre os técnicos da seleção brasileira nas Copas do Mundo. Filipe Mostaro e Ronaldo Helal
  8. O mundial da Argentina: Nacionalismo, imprensa em “defesa da pátria”. Álvaro Pereira do Cabo

Para ver a cobertura completa, acesse a página do LEME no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s