Cursos


Nesse espaço, você saberá detalhes sobre os cursos de extensão oferecidos pelos professores que fazem parte do grupo.

  • Comunicação e Identidades Culturais – Pós-graduação

• Professor: Ronaldo Helal

Material para download: programa da disciplinacalendário

Textos: “Manifesto do Partido Comunista (Karl Marx e Friedrich Engels); “Tudo o que é sólido se desmancha no ar” (Marshall Berman); “A Identidade Cultural na Pós-modernidade” (Stuart Hall); “A Indústria Cultura e as Biografias de Estrelas: as estórias de Babe Ruth e TinaTurner” (Ronaldo Helal e Maria Claudia Coelho); “Cultura e Idolatria: ilusão, consumo e fantasia (R. Helal em Everardo Rocha (Org.). Cultura e Imaginário. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998, v. 1, p. 135-150); “Jornalismo e futebol: argentinos e brasileiros ou do “odiar amar’ e do “amar odiar” (R. Helal e Hugo Lovisolo); Mídia e Esporte: a construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro (Ronaldo Helal); “História e a invenção de tradições no futebol brasileiro” (Antonio Jorge Soares); O declínio da pátria de chuteiras: futebol e identidade nacional na Copa do Mundo de 2002 (R. Helal e A.J. Soares); “Sociologia, História e Romance na Construção da Identidade Nacional Através do Futebol” (R. Helal e Cesar Gordon)

  • Comunicação e Cultura I (2015.2) – Graduação

• Professor: Ronaldo Helal

• Professores auxiliares: Juan Silvera e Irlan Simões

Material para download: programa da disciplinacalendário

Textos:  “O que é etnocentrismo?” (Everardo Rocha); “Um homem chamado cavalo: notas sobre a socialização” (Hugo Lovisolo); “O arco e o cesto” (Pierre Clastres); “Treinando a observação participante” (William Foote Whyte); “Cultura e Ritual: Trajetória e Passagens” (Maria Laura Cavalcanti); “Antropologia e Comunicação: princípios radicais” (José Carlos Rodrigues); Cultura – um conceito antropológico (Roque Laraia); “Teoria e prática do “sabe com quem está falando?”” (Roberto DaMatta); “Dona Flor e seus dois maridos: um romance relacional”  (Roberto DaMatta);   “O malandro em cena” (Nara Lya Simões); Carnavais, Malandros e Heróis – “Pedro Malasartes e os paradoxos da malandragem” (Roberto DaMatta); “A Indústria Cultura e as Biografias de Estrelas: as estórias de Babe Ruth e TinaTurner” (Ronaldo Helal e Maria Claudia Coelho); “Cultura e Idolatria: ilusão, consumo e fantasia (R. Helal em Everardo Rocha (Org.). Cultura e Imaginário. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998, v. 1, p. 135-150); “Jornalismo e futebol: argentinos e brasileiros ou do “odiar amar’ e do “amar odiar” (R. Helal e Hugo Lovisolo).

  • Comunicação e Política (2015.1) – Parte Ronaldo Helal

• Professor: Ronaldo Helal

Textos: “Manifesto do Partido Comunista” (Karl Marx e Friedrich Engels); “Tudo o que é sólido se desmancha no ar” (Marshall Berman); “A indústria cultural” (Theodor Adorno); “Do grande aos pequenos irmãos” (Ronaldo Helal e Márcio Gonçalves); “Cultura e Idolatria: ilusão, consumo e fantasia” (em Everardo Rocha (Org.). Cultura e Imaginário. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998, v. 1, p. 135-150); “Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado“(Louis Althusser).

  • Comunicação e Cultura II (2015.1) – Graduação

• Professor: Ronaldo Helal

• Professores auxiliares: Fábio Aguiar e Filipe Mostaro.

Material para download: programa da disciplinacalendário

Textos: “Antropologia e Comunicação: princípios radicais” (José Carlos Rodrigues); “Teoria e prática do “sabe com quem está falando?”” (Roberto DaMatta); “Manifesto do Partido Comunista (Karl Marx e Friedrich Engels); “Tudo o que é sólido se desmancha no ar” (Marshall Berman); “A indústria cultural” (Theodor Adorno); “A Indústria Cultura e as Biografias de Estrelas: as estórias de Babe Ruth e TinaTurner” (Ronaldo Helal e Maria Claudia Coelho); “Do grande aos pequenos irmãos” (Ronaldo Helal e Márcio Gonçalves); “Jornalismo e futebol: argentinos e brasileiros ou do “odiar amar’ e do “amar odiar” (R. Helal e Hugo Lovisolo); “De la magia a la merde’ – O olhar da imprensa argentina sobre a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006” (R. Helal e Alvaro Cabo); “Cultura e Idolatria: ilusão, consumo e fantasia (em Everardo Rocha (Org.). Cultura e Imaginário. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998, v. 1, p. 135-150); “Do grande aos pequenos irmãos” (Ronaldo Helal e Márcio Gonçalves).

  • Comunicação e Imagem (2015.1) – Graduação

• Professor: Ronaldo Helal

• Professores assistentes: Fausto Amaro, Filipe Mostaro, Débora Gauziski e Camila Augusta Pereira.

Material para download: programa da disciplinacalendário

Textos:  RUBIO, Katia. Do Olimpo ao pós-olimpismo: elementos para uma reflexão sobre o esporte atual ; PEÑA, Emílio F.; HERNÁNDEZ, Natividad R. La comunicación en el deporte global: los medios y los Juegos Olímpicos de verano (1894-2012); BOURDIEU, Pierre. Os Jogos Olímpicos: programa para uma análise (p. 121-126); HORNBY, Nick. O melhor momento da vida (p. 232-237); MELO, Victor A. Futebol e Cinema: duas paixões, um planeta; SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros; “Do grande aos pequenos irmãos” (Ronaldo Helal e Márcio Gonçalves); “Cultura e Idolatria: ilusão, consumo e fantasia (em Everardo Rocha (Org.). Cultura e Imaginário. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998, v. 1, p. 135-150).

  • Comunicação e Cultura I (2014.2) – Graduação

• Professor: Ronaldo Helal

• Professores auxiliares: Fausto Amaro, Filipe Mostaro e Camila Augusta Pereira.

Material para download: programa da disciplinacalendário

Textos:  “O que é etnocentrismo?” (Everardo Rocha); “Um homem chamado cavalo: notas sobre a socialização” (Hugo Lovisolo); “O arco e o cesto” (Pierre Clastres); “Treinando a observação participante” (William Foote Whyte); “Cultura e Ritual: Trajetória e Passagens” (Maria Laura Cavalcanti); “Antropologia e Comunicação: princípios radicais” (José Carlos Rodrigues); Cultura – um conceito antropológico (Roque Laraia); “Teoria e prática do “sabe com quem está falando?”” (Roberto DaMatta); “Dona Flor e seus dois maridos: um romance relacional”  (Roberto DaMatta);   “O malandro em cena” (Nara Lya Simões); O futebol como alegoria antropofágica (Bernardo Buarque de Hollanda); Carnavais, Malandros e Heróis – “Pedro Malasartes e os paradoxos da malandragem” (Roberto DaMatta); “Os Olimpianos” (Edgar Morin); Macunaíma – “Carta pras Icamiabas” (Mário de Andrade);  “Estado, Cultura Popular e Identidade Nacional” (Renato Ortiz); “Megaeventos: motores de transformação” (Ricardo Freitas; Flávio Lins; Maria Helena Carmo dos Santos); “Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010”  (Camila Augusta Pereira); “A construção da identidade através das narrativas radiofônicas” (Márcio Guerra; Cláudia Figueiredo Modesto)

  • Tópicos Especiais em Comunicação e Esporte (2012.2) -Mestrado

• Professor: Ronaldo Helal

Material para download: calendário da disciplina; programa da disciplina.

Textos: “Perdido em uma intensidade focada” (Sepp Gumbrecht); “Futebol, Mídia e Representação” (Francisco Brinati); “Futebol e Comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil” (Ronaldo Helal); “Campo dos Sonhos: esporte e identidade cultural” (Ronaldo Helal); “A Indústria Cultura e as Biografias de Estrelas: as estórias de Babe Ruth e TinaTurner” (Ronaldo Helal e Maria Claudia Coelho); “Mídia, Construção da Derrota e o Mito do Herói” (R. Helal); “Mídia e idolatria: o caso Ronaldinho” (R. Helal); “A Construção de Narrativas de Idolatria no Futebol Brasileiro” (R. Helal); “Sociologia, História e Romance na Construção da Identidade Nacional Através do Futebol” (R. Helal e Cesar Gordon); “As Novas Fronteiras do País do Futebol” (R. Helal); “Jornalismo e futebol: argentinos e brasileiros ou do “odiar amar’ e do “amar odiar” (R. Helal e Hugo Lovisolo); “De la magia a la merde la mirada de la prensa Argentina sobre la selección brasileña de fútbol en el Mundial 2006” (R. Helal e Alvaro Cabo); “História e a invenção de tradições no futebol brasileiro” (Antonio Jorge Soares); “Futebol: mitos e verdades” (R. Helal); O que é Sociologia do Esporte (R. Helal)

  • Comunicação e Cultura I (2014.1) – Graduação

• Professor: Ronaldo Helal

• Professores auxiliares: Fausto Amaro, Camila Augusta Pereira e Tatiane Hilgemberg

Material para download: programa da disciplinacalendário

Textos:  “O que é etnocentrismo?” (Everardo Rocha); “Um homem chamado cavalo: notas sobre a socialização” (Hugo Lovisolo); “O arco e o cesto” (Pierre Clastres); “Treinando a observação participante” (William Foote Whyte); “Cultura e Ritual: Trajetória e Passagens” (Maria Laura Cavalcanti); “Antropologia e Comunicação: princípios radicais” (José Carlos Rodrigues); Cultura – um conceito antropológico (Roque Laraia); “Teoria e prática do “sabe com quem está falando?”” (Roberto DaMatta); “Dona Flor e seus dois maridos: um romance relacional”  (Roberto DaMatta); “A indústria cultural” (Theodor Adorno); “A Indústria Cultura e as Biografias de Estrelas: as estórias de Babe Ruth e TinaTurner” (Ronaldo Helal e Maria Claudia Coelho); “Cultura e Idolatria: ilusão, consumo e fantasia (em Everardo Rocha (Org.). Cultura e Imaginário. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998, v. 1, p. 135-150); Mídia e Esporte: a construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro (Ronaldo Helal); Corpo e Consumo: Roteiro de estudos e pesquisas (Everardo Rocha e José Carlos Rodrigues), texto Fatos duvidosos ou de existência discutível; “O malandro em cena” (Nara Lya Simões); O futebol como alegoria antropofágica (Bernardo Buarque de Hollanda); Carnavais, Malandros e Heróis – “Pedro Malasartes e os paradoxos da malandragem” (Roberto DaMatta); Macunaíma – “Carta pras Icamiabas” (Mário de Andrade);  “O Estudo do Comportamento Desviante: A Contribuição da Antropologia Social” (Gilberto Velho); e Outsiders: estudos de sociologia do desvio (Howard Becker); “Estado, Cultura Popular e Identidade Nacional” (Renato Ortiz); “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” [link alternativo] (Clifford Geertz)

  • Comunicação e Cultura II (2014.1) – Graduação

• Professor: Ronaldo Helal

• Professor Auxiliar: Filipe Mostaro

Material para download: programa da disciplinacalendário

Textos: “Do grande aos pequenos irmãos” (Ronaldo Helal e Márcio Gonçalves); “O que é etnocentrismo?” (Everardo Rocha); “Antropologia e Comunicação: princípios radicais” (José Carlos Rodrigues); “Teoria e prática do “sabe com quem está falando?”” (Roberto DaMatta); “Tudo o que é sólido se desmancha no ar” (Marshall Berman); Dona Flor e seus dois maridos: um romance relacional”  (Roberto DaMatta); “A indústria cultural” (Theodor Adorno); “Manifesto do Partido Comunista (Karl Marx e Friedrich Engels); “A Indústria Cultura e as Biografias de Estrelas: as estórias de Babe Ruth e TinaTurner” (Ronaldo Helal e Maria Claudia Coelho); “Cultura e Idolatria: ilusão, consumo e fantasia” (em Everardo Rocha (Org.). Cultura e Imaginário. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998, v. 1, p. 135-150); Corpo e Consumo: Roteiro de estudos e pesquisas (Everardo Rocha e José Carlos Rodrigues), texto Fatos duvidosos ou de existência discutível

  • Comunicação e Cultura I (2013.1) – Graduação

• Professor: Ronaldo Helal

• Professor Auxiliares: Fausto Amaro e Francisco Brinati

Material para download: programa da disciplinacalendário

Textos:  “O que é etnocentrismo?” (Everardo Rocha); “Um homem chamado cavalo: notas sobre a socialização” (Hugo Lovisolo); “O arco e o cesto” (Pierre Clastres); “Treinando a observação participante” (William Foote Whyte); “Cultura e Ritual: Trajetória e Passagens” (Maria Laura Cavalcanti); “Antropologia e Comunicação: princípios radicais” (José Carlos Rodrigues); Cultura – um conceito antropológico (Roque Laraia); “Teoria e prática do “sabe com quem está falando?”” (Roberto DaMatta); “Dona Flor e seus dois maridos: um romance relacional”  (Roberto DaMatta); “A indústria cultural” (Theodor Adorno); “A Indústria Cultura e as Biografias de Estrelas: as estórias de Babe Ruth e TinaTurner” (Ronaldo Helal e Maria Claudia Coelho); “Cultura e Idolatria: ilusão, consumo e fantasia (em Everardo Rocha (Org.). Cultura e Imaginário. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998, v. 1, p. 135-150); Mídia e Esporte: a construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro (Ronaldo Helal); Corpo e Consumo: Roteiro de estudos e pesquisas (Everardo Rocha e José Carlos Rodrigues), texto Fatos duvidosos ou de existência discutível; “O malandro em cena” (Nara Lya Simões); O futebol como alegoria antropofágica (Bernardo Buarque de Hollanda); Carnavais, Malandros e Heróis – ” Pedro Malasartes e os paradoxos da malandragem” (Roberto DaMatta); Macunaíma – “Carta pras Icamiabas” (Mário de Andrade)

  • Tópicos Especiais em Comunicação II (2012.2) – Graduação

• Professor: Ronaldo Helal

• Instrutores: Fausto Amaro e Francisco Brinati

Material para download: programa da disciplina; calendário; primeira prova; segunda prova

Textos: “Futebol, Mídia e Representação” (Francisco Brinati); “Futebol e Comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil” (Ronaldo Helal); “Campo dos Sonhos: esporte e identidade cultural” (Ronaldo Helal); “A Indústria Cultura e as Biografias de Estrelas: as estórias de Babe Ruth e TinaTurner” (Ronaldo Helal e Maria Claudia Coelho); “Mídia, Construção da Derrota e o Mito do Herói” (R. Helal); “Mídia e idolatria: o caso Ronaldinho” (R. Helal); “A Construção de Narrativas de Idolatria no Futebol Brasileiro” (R. Helal); “Sociologia, História e Romance na Construção da Identidade Nacional Através do Futebol” (R. Helal e Cesar Gordon); “As Novas Fronteiras do País do Futebol” (R. Helal); “Jornalismo e futebol: argentinos e brasileiros ou do “odiar amar’ e do “amar odiar” (R. Helal e Hugo Lovisolo); “De la magia a la merde la mirada de la prensa Argentina sobre la selección brasileña de fútbol en el Mundial 2006” (R. Helal e Alvaro Cabo); “História e a invenção de tradições no futebol brasileiro” (Antonio Jorge Soares); “Futebol: mitos e verdades” (R. Helal); O que é Sociologia do Esporte (R. Helal); “Construindo a Nação Arco Íris: esporte e identidade nacional em Invictus (R. Helal e Fausto Amaro); “‘Heleno, o “Diamante Branco’: o que o herói pode nos dizer de sua cultura?” (Fausto Amaro); “’Perdido numa intensidade focada’: esportes e estratégias de reencantamento” (Hans Ulrich Gumbrecht).

  • Tópicos Especiais em Comunicação e Esporte (2012.2) -Mestrado

• Professor: Ronaldo Helal

Material para download: calendário da disciplina; programa da disciplina.

  • Comunicação e Cultura II (turma 2012.1)

• Professor: Ronaldo Helal

Material para download: programa da disciplina; calendário; calendário 2 (últimas aulas); segunda prova-trabalho do curso

Provas: Baixe aqui a prova final do curso!

Textos: Adorno, Theodor. A indústria cultural; DaMatta, Roberto. Dona Flor e seus dois maridos: um romance relacional;  Marx, Karl e Engels, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista;  DaMatta, Roberto.Teoria e prática do “sabe com quem está falando?”; Helal, Ronaldo. Cultura e Idolatria: ilusão, consumo e fantasia (em Everardo Rocha (Org.). Cultura e Imaginário. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998, v. 1, p. 135-150); COELHO, Maria. Claudia e HELAL, Ronaldo. A Indústria Cultural e as Biografias de Estrelas: as histórias de Babe Ruth e Tina Turner (em Cadernos Pedagógicos e Culturais, Niterói, v. 5, p. 55-62, 1996).

  • Mitos e Verdades do futebol
    “País de chuteiras”, “Drible negro”, “Amor à camisa”.

•  Professor: Ronaldo Helal  • Local: Casa do Saber • Início: 12 de setembro

Esse curso reflete sobre algumas crenças em torno do futebol brasileiro que são repetidas sem questionamento por torcedores e imprensa e já fazem parte do pensamento cultural do país. Crenças que, parafraseando Lévi-Strauss, “são boas para pensar”. No caso, para se pensar a sociedade brasileira.

Para conferir mais informações sobre o curso, como horários, local, objetivo, e programação, clique aqui!

  • Brasil Pentacampeão e Perspectivas para a Copa de 2014 (2ª turma)

• Coordenação: Ronaldo Helal      •  Professores: Ronaldo Helal e Alvaro do Cabo

Para conferir mais informações sobre o curso, como horários, objetivo e programação, clique aqui! Veja também o webflyer de divulgação do curso.

  • Tópicos Especiais em Comunicação II – Comunicação, Esporte e Identidade Nacional

• Professor: Ronaldo Helal

Material para download: programa da disciplina; calendário do curso; prova 1; prova 2.

  • Comunicação e Cultura II (turma 2011.1)

• Professor: Ronaldo Helal

Material para download: programa da disciplinacalendário inicial do cursocalendário do curso atualizadotexto O ritual do corpo entre os Nacirematexto Fatos duvidosos ou de existência discutível.

  • Jornalismo Esportivo: Teoria e Prática

• Coordenação: Ronaldo Helal e Marcelo Barreto     •  Instrutores: Marcelo Barreto e Ronaldo Helal

Para conferir mais informações sobre o curso, como horários, objetivo e programação, clique aqui!

  • Brasil Pentacampeão e Perspectivas para a Copa de 2014

• Coordenação: Ronaldo Helal      •  Professores: Ronaldo Helal e Alvaro do Cabo

Para conferir mais informações sobre o curso, como horários, objetivo e programação, clique aqui!

Os artigos trabalhados no curso até aqui já estão disponíveis para download:

  1. Foot-ball mulato
  2. A Copa de 1950 e a imprensa uruguaia
  3. 17 de junho de 1970 – Brasil 3 x1 Uruguai: jornalismo esportivo eacionamento da memória na imprensa uruguaia
  4. Futebol, Imprensa e Memória

Some content on this page was disabled on Monday, April 4, 2016 as a result of a DMCA takedown notice from JORGE ZAHAR EDITOR LTDA. You can learn more about the DMCA here:

https://en.support.wordpress.com/copyright-and-the-dmca/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s