Artigos

Até 2012 !!!

Eis que, como eu dizia em minha primeira postagem do ano, chegam ao fim os campeonatos estaduais de futebol. Parabéns aos campeões, aqui retratados por Estado.

Ao contrário do que pensa um colunista do jornal Lance, que escreveu em sua coluna que os estaduais são “um blefe do futebol brasileiro”, penso que os campeonatos estaduais, algo tipicamente tupiniquim, são, em minha modesta opinião, a principal competição esportiva do ano para os clubes brasileiros.  Em um país com essas dimensões, as rivalidades regionais são o combustível que alimenta o esporte cotidianamente. Aqui não é a Europa onde se pode atravessar o país de carro num dia  e há apenas dois clubes competitivos. Não é possível ter apenas competição nacional, como lá.

Felizmente, tenho o que comemorar: mais uma conquista, desta feita antecipadamente e de forma invicta: Incontestável! Agora é esperar o ano que vem. Enquanto curto o título estadual antecipado, parafraseando o finado Raul, “aproveito e passo a vista no jornal”. Constato que os jornais impressos não dão a devida importância aos campeonatos regionais. É impossível, lendo os folhetins esportivos cariocas, saber algo sobre os campeonatos estaduais do país. Por outro lado, dedicam páginas inteiras aos times d’além mar: muita informação sobre italianos, espanhóis e ingleses. Dá pra descobrir até o que o Messi e o Cristiano Ronaldo comeram no café da manhã e a cor da cueca que eles usam… mas nada, nenhuma informação sobre o campeonato acreano, goiano ou mato-grossense. Hei de lembrar que moramos numa República Federativa composta por  26 Estados e um Distrito Federal! Esses jornalistas pensam que vivemos ainda nos tempos coloniais, que nossa “matriz” está na Europa! Se gostam tanto da Europa assim, vão morar lá, pô!?

Neste ponto, pecam pelo egocentrismo: “muita informação” (prefiro dizer muito espaço dedicado, porque informação mesmo, quase nenhuma!) sobre os certames carioca, paulista e mineiro (nesta ordem). Vejamos se há lógica regional/geográfica: Nada sobre o campeonato capixaba (a região sudeste é composta por 4 estados). Nada também sobre o piauiense (tive que pesquisar pra descobrir que as finais serão em junho) ou o paraibano (Treze de Campina Grande, O “Galo da Borborema”, bicampeão após  briga entre os jogadores na semifinal). As parcas informações que chegam do nordeste do Brasil vêm da terra do Senhor do Bonfim e de Pernambuco, lar dos bravos Guararapes. Buscando nas entrelinhas e letras miúdas ainda foi possível achar informações sobre a final gaúcha, onde mais uma vez Grêmio e Internacional duelaram pelo título. Também foi digno de nota nos jornais a inacreditável campanha do Coritiba Foot Ball Club (do treinador mineiro Marcelo Oliveira), que venceu todas as 25 partidas disputadas, conquistando o título invicto e antecipado. Veio a perder a invencibilidade na Copa do Brasil, caindo diante do Palmeiras em São Paulo, mas se classificou mesmo com a derrota, graças aos implacáveis 6 X 0 aplicados em terras paranaenses. Falando em São Paulo, Lá houve uma inovação: criaram um título “alternativo”, “de consolação”… e chamaram de “campeão do interior” (enquanto os times grandes concorreram ao título de “campeão da capital”… ué, mas Santos é capital?!!)

Voltando ao tema da integração nacional e da babação aos europeus, no sítio eletrônico globoesporte.com há um espaço “seu estado”. Reparem que para eles só estes Estados têm residentes: Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Acessem aqui (globoesporte.com/sigladoseuestado) e vejam. No “rival” Lancenet.com.br há uma seção parecida, mas procurei inutilmente por uma informação sobre o campeonato piauiense: Nada! Para o Lancenet só existem 24 Estados no Brasil…

Já que os jornais não destacam os Estaduais, trago aqui uma lista dos campeões estaduais de 2011. Alguns campeonatos ainda estão em andamento.

Acre: O Juventus/AC é o líder, as finais serão em Junho.

Alagoas: O ASA de Arapiraca é o campeão.

Amapá: Começou dia 22/05.

Amazonas: finais em Junho. O PANTANAL é o líder.

Bahia: BAHIA (de Feira) campeão.

Brasília: BRASILIENSE FUTEBOL CLUBE

Ceará: CEARÁ SPORTING CLUB

Espírito Santo: São Mateus e Linhares jogam a final em 29/05/2011.

Goiás: ATLÉTICO GOIANIENSE

Maranhão: Finais em Junho. O Sampaio Correia Lidera.

Mato Grosso: CUIABÁ ESPORTE CLUBE

Mato Grosso do Sul: Finais em Junho.

Minas Gerais: CRUZEIRO ESPORTE CLUBE

Pará: Finais em Junho.

Paraíba: TREZE FUTEBOL CLUBE

Paraná:  CORITIBA FOOT BALL CLUB

Pernambuco: SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE

Piauí: Finais em Julho.

Rondônia: Finais em Julho.

Roraima: Finais em Julho.

Rio de Janeiro: CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Rio Grande do Norte: ABC FUTEBOL CLUBE

Rio Grande do Sul: SPORT CLUB INTERNACIONAL

Santa Catarina: ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL

São Paulo: Dois campeões, um do Interior: OESTE FC, e um da “capital”: SANTOS FC.

Sergipe: São Domingos X Sergipe jogam a final dia 25/06/2011

Tocantins: Gurupi X Interporto se enfrentam em 04/06/2011

Os derrotados terão nova chance daqui a um ano.

Que toquem as trombetas!

Aos vencedores, a glória, as ninfas, a coroa de louros!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s