Artigos

Lançamento do documentário “Segunda Pele Futebol Clube” acontece nesta quinta

O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME-UERJ) tem o prazer de convidar todos para o lançamento de seu primeiro documentário nesta quinta, 11 de maio, às 17:30h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (10º andar sala 10121). “Segunda Pele Futebol Clube” destaca o colecionismo e as histórias de 7 amantes do futebol que preservam com carinho um vasto acervo de camisas usadas por grandes craques em momentos históricos dos gramados.
Cartaz_Segunda_Pele_Final

André Laranjeira (colecionador de camisas do Botafogo), André Moura (camisas retrô), Arthur Guilherme (seleção brasileira), Cláudio Burguer (times “pequenos” do Rio de Janeiro), Márcio Adler (Fluminense e times estrangeiros), Vítor Eidelman (Flamengo) e Paulo Pires (Vasco) contam por que começaram a colecionar, as loucuras feitas e a necessidade de preservação da história dos clubes e do futebol.

Além da exibição do documentário, uma mesa-redonda formada pelo sociólogo Ronaldo Helal (PPGCOM/UERJ) e pela Antropóloga Shirley Alves Torquato (LeMetro IFCS/UFRJ) debaterá questões abordadas no filme, como identidades culturais e consumo. Os colecionadores que participaram das gravações também estarão presentes para responder perguntas e vão expor algumas de suas mais importantes camisas.
O LEME é um projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa Esporte e Cultura, cadastrado no CNPq e na Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ há mais de quinze anos. O objetivo principal do laboratório é a difusão do conhecimento acadêmico relativo à comunicação, identidades culturais e esporte ao grande público, o fortalecimento deste grupo de pesquisa e o estabelecimento de laços com professores e pesquisadores do Brasil e do exterior. Para isso, o LEME organiza com frequência seminários (disponíveis em um canal do Youtube e no blog “Comunicação, Esporte e Cultura”), participação em congressos, realização de pesquisas empíricas, reuniões periódicas, publicações de livros e cursos de extensão. O documentário “Segunda Pele Futebol Clube” é primeira produção audiovisual de grande porte do LEME.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s