Eventos

Palestra Identidade Cultural e Copa do Mundo

IMG_0877O ciclo de debates e palestras continua no Seminário Internacional Copa do Mundo, Mídia, Esporte e Identidades Nacionais, e desta vez a mesa contou com a participação de diversos pesquisadores da área. O tema foi: “Identidade Cultural e Copa do Mundo”.

O cientista social e pesquisador Luiz Henrique Toledo, que desenvolve pesquisas relacionando antropologia e esporte, esteve presente na palestra debatendo sobre a atual situação da identidade nacional em nosso país. Segundo o professor, com a derrota da Seleção Brasileira no Mundial de 2014 podemos perceber as significativas mudanças de representação nacional, entre outros mundiais e a atual. O pesquisador questionou a falta de tristeza com o fracasso da seleção, e enfatizou também a falta do “choro representativo”, que representaria a síntese da tristeza de toda a nação.

José Carlos Marques, professor e pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), enfatizou logo no início de sua fala as diferenças entre identidade nacional e cultural e como elas se misturam em nosso país.  O que não ocorre em  alguns países europeus que tem as identidades bem definidas e independentes uma das outras. De acordo com o pesquisador, nós temos a tendência de olhar o Brasil através do olhar europeu e destacou que nós devemos mudar essa posição, que devemos olhar o Brasil através de nós mesmos.

Além disso, José Carlos demonstrou as grandes diferenças de identidade nacional existentes através da comparação de diversas capas de jornais pelo Brasil e pelo mundo após as derrotas da seleção canarinho nos mundiais de 2010, na África do Sul, e também em 2014, em nosso país. Diante desta comparação, ficou claro as diferentes transposições de sentimentos em todas as regiões do Brasil, a procura de culpados e pincipalmente a identificação dos meios de comunicação comoIMG_0893 produtores de identidade, seja ela nacional ou cultural.

O pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade e editor da revista Esporte e Sociedade, Martin Curi também esteve no evento. O pesquisador destacou em sua análise uma particularidade da pauta deste mundial de 2014. Além das já esperadas discussões a respeito da validade do mundial em termos econômicos, também foram discutidas questões sociais, principalmente com o advento das manifestações de julho de 2013, em que milhares de brasileiros saíram às ruas para questionar a política nacional do Brasil e lutar por mais direitos.

Martin Curi é Alemão, mas e vive no Brasil há 14 anos e ele aproveitou a palestra para destacar algumas diferenças entre Brasil e Alemanha.  Um dos pontos foi o fato de no Brasil a Copa do Mundo ter servido como uma oportunidade para se discutir toda a sociedade em si, o que  não ocorreu no Alemanha. Além disso, o pesquisador ressaltou sua visão do mundial deste ano, em que pode acompanhar a seleção alemã em seus sete jogos.  Segundo o pesquisador, as cidades sedes como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo realmente apresentaram facilidades de locomoção e serviços mais avançados do que sedes da região Nordeste, por exemplo.  Além disso, Martin se surpreendeu com a agressividade dos torcedores e principalmente dos seguranças dentro dos estádios.

O pesquisador alemão também salientou o fato do Brasil se apresentar como uma unidade única durante o mundial, como se tudo dependesse dos resultados conquistados dentro de campo, e também a representação do futebol brasileiro nos pés de Neymar.IMG_0885

* As fotos do evento podem ser conferidas na página do LEME no Facebook.

Por Guilherme Oliveira, graduando de Jornalismo na Uerj

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s