Artigos

LEME presente no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – CBEU

As bolsistas de Iniciação Científica, Leticia Quadros e Marina Perdigão, do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte – LEME, apresentaram seus projetos de forma online no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, o CBEU, na quinta-feira (11/03). O evento este ano teve como tema: “Redes para promover e defender os direitos humanos”.

Leticia Quadros, a primeira representante do LEME no dia, expôs o trabalho desenvolvido: “Passes e Impasses: O desafio de produzir um podcast acadêmico durante a pandemia”. Leticia contou para os presentes como foi a mudança e o desafio da produção tornar-se a distância, destacou alguns episódios que foram publicados, seus convidados, como foi adaptar as gravações para a plataforma Zoom e com os participantes de cada episódio simultaneamente de suas casas. Além disso, a bolsista também destacou como o LEME não deixou de produzir seus conteúdos mesmo após a paralisação do país e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ, devido ao atual momento do Brasil.

Marina Perdigão, segunda a se apresentar, trouxe o trabalho “Encontros LEME e Seminário #Maraca70: produção acadêmica em tempos de pandemia”. Na apresentação, a bolsista discorreu sobre os eventos que o LEME produz – os Encontros LEME, que são ciclos de palestras sobre os mais variados temas e que prioriza sempre o debate entre os ouvintes e palestrantes após cada apresentação, e o Seminário #Maraca70 que foi elaborado para homenagear os setenta anos do Estádio Mario Filho. Todos os encontros que realizamos têm o intuito de difundir o conhecimento acadêmico, por meio de um formato mais dinâmico e uma linguagem acessível. A bolsista contou como foi elaborar, pensar e repensar nos eventos que foram realizados de maneira online e quais foram as consequências e as dificuldades de as palestras deixarem de ser presenciais.

O congresso em 2021 foi promovido pela Universidade Federal de Minas (UFMG) e pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em parceria com uma rede de instituições do ensino superior da Região Sudeste. O evento tem o intuito de compartilhar hipóteses de transformações da sociedade, articuladas com valores de igualdade, diversidade, justiça social e democratização.

Após as apresentações ocorreu um bate-papo sobre como as universidades públicas estão trabalhando com a pandemia e a crise no país, os desafios das mais variadas áreas no cenário acadêmico contemporâneo e como tem sido positiva, mesmo que em meio ao caos, a forma em que todos tem se reinventado, a começar pelo próprio evento. Inicialmente, o encontro aconteceria de forma presencial nos dias 15 a 17 de julho do ano passado, foi adiado e ocorreu esta semana, como já foi falado, em formato online.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s