Artigos

#RetrospectivaLEME: Maracanã 70 anos

O ano de 2020 foi marcado por diversos acontecimentos no mundo do esporte. Um dos principais foi a comemoração dos 70 anos do Estádio Jornalista Mário Filho. O LEME realizou um evento para lembrar a trajetória do eterno maior do mundo, além de publicar em seu blog diversos textos sobre o estádio.

O Maracanã e suas histórias
Fundado em 1950, o Maracanã já foi palco de diversos eventos culturais. Engana-se quem pensa que só de jogos de futebol vive o estádio. Na época de sua fundação, ficava localizado no bairro da Tijuca, passando a se chamar Maracanã em 1981. Rafael Casé, em um artigo para o blog do LEME, trouxe para os leitores mais diversas histórias do estádio.

#Maraca70
A história do Maracanã começa a ser escrita em 1938, quando Jules Rimet, presidente da Federação Internacional de Futebol – FIFA, visitou o Rio de Janeiro e aceitou a candidatura brasileira para sediar a Copa do Mundo de 1950. No episódio 18 do Passes & Impasses, convidamos Luiz Antônio Simas para nos contar um pouco mais sobre a história do estádio.

Fatídico dia
Em julho de 2020, outro fato histórico completou 70 anos. A derrota brasileira na final contra o Uruguai, ocorrida no dia 16 de julho de 1950, no Maracanã, é uma parte da história do estádio que todos gostariam de esquecer. Para falar sobre este episódio, que ficou conhecido como Maracanazo, organizamos uma edição especial dos Encontros LEME. O vídeo das palestras está disponível em nosso canal no YouTube.

O evento
Entre os dias 5 e 7 de outubro, realizamos o Seminário #Maraca70. Diversos nomes reconhecidos no meio jornalístico e acadêmico puderam contar um pouco de suas vivências, leituras e pesquisas sobre o Maracanã, refletindo também sobre a presença do estádio na história do futebol brasileiro. Todas essas palestras também podem ser encontrados em nosso canal no Youtube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s