Artigos

#RetrospectivaLEME: Maracanã 70 anos

O ano de 2020 foi marcado por diversos acontecimentos no mundo do esporte. Um dos principais foi a comemoração dos 70 anos do Estádio Jornalista Mário Filho. O LEME realizou um evento para lembrar a trajetória do eterno maior do mundo, além de publicar em seu blog diversos textos sobre o estádio.

O Maracanã e suas histórias
Fundado em 1950, o Maracanã já foi palco de diversos eventos culturais. Engana-se quem pensa que só de jogos de futebol vive o estádio. Na época de sua fundação, ficava localizado no bairro da Tijuca, passando a se chamar Maracanã em 1981. Rafael Casé, em um artigo para o blog do LEME, trouxe para os leitores mais diversas histórias do estádio.

#Maraca70
A história do Maracanã começa a ser escrita em 1938, quando Jules Rimet, presidente da Federação Internacional de Futebol – FIFA, visitou o Rio de Janeiro e aceitou a candidatura brasileira para sediar a Copa do Mundo de 1950. No episódio 18 do Passes & Impasses, convidamos Luiz Antônio Simas para nos contar um pouco mais sobre a história do estádio.

Fatídico dia
Em julho de 2020, outro fato histórico completou 70 anos. A derrota brasileira na final contra o Uruguai, ocorrida no dia 16 de julho de 1950, no Maracanã, é uma parte da história do estádio que todos gostariam de esquecer. Para falar sobre este episódio, que ficou conhecido como Maracanazo, organizamos uma edição especial dos Encontros LEME. O vídeo das palestras está disponível em nosso canal no YouTube.

O evento
Entre os dias 5 e 7 de outubro, realizamos o Seminário #Maraca70. Diversos nomes reconhecidos no meio jornalístico e acadêmico puderam contar um pouco de suas vivências, leituras e pesquisas sobre o Maracanã, refletindo também sobre a presença do estádio na história do futebol brasileiro. Todas essas palestras também podem ser encontrados em nosso canal no Youtube.

Deixe uma resposta