#RetrospectivaLEME: e os Jogos Olímpicos de 2020?

A expectativa criada em torno do ano de 2020 no mundo do esporte era enorme. Infelizmente, por conta da pandemia, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos acabaram sendo adiados para 2021, ainda sob a incerteza de sua realização. Neste post, vamos destacar produções do LEME sobre a temática olímpica. Segue o fio!

A primeira vez
Vocês sabem quando foi a primeira participação olímpica do Brasil? Foi há exatos 100 anos, em 1920. Esse assunto foi tema do 10º episódio do Passes & Impasses. Fausto Amaro, coordenador técnico do LEME e especialista em estudos olímpicos, foi o nosso convidado para este episódio.

Paralimpíada
Depois dos Jogos Olímpicos, começa a Paralimpíada. As competições se uniram em 1960, nos jogos de Roma, e desde então a dobradinha é tradicional. Para falar sobre os impactos da pandemia nos esportes paralímpicos, o Passes & Impasses recebeu o professor José Carlos Marques e o atleta do Futebol de 5 Maurício Dumbo.

Incertezas
O cancelamento dos jogos, com a possibilidade ainda incerta de realização em 2021, trouxe muita insegurança para entidades e atletas. Andréa Bruxellas, em seu texto para o blog do LEME, falou sobre a transformação dos Jogos Paralímpicos em “Jogos de resilência e força” e da expectativa de celebração da vida nos possíveis Jogos de 2021.

Atletas paralímpicos
Se a situação dos esportistas de modo geral ficou complicada durante a pandemia, vocês já pararam para pensar em como ficou a dos atletas paralímpicos? Com bem menos investimentos e lugares mais restritos para treinar, eles foram deixados à própria sorte. E pior do que isso, com pouquíssima visibilidade na grande mídia. Para falar sobre isso no blog do LEME, Carol Fontenelle escreveu o texto “Atletas paralímpicos: os invisíveis durante a quarentena”.

Curiosidades
Você sabia que antigamente existiam as “Competições Olímpicas de Artes”? Como explica Leda Costa em seu texto para o blog do LEME, “Competições olímpicas de arte e a história das mulheres no esporte”, elas surgiram com o objetivo de unir esporte, arte e literatura, além de marcarem a afirmação das mulheres no universo do esporte

Legado Olímpico
Não tem como falar de Olimpíadas sem lembrar da RIO2016. As competições deixaram marcas visíveis e invisíveis na cidade, que são sentidas até hoje por seus moradores. Para falar sobre isso, a professora e pesquisadora da UERJ Vivian Fonseca foi a convidada do 27º episódio do Passes & Impasses.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Pular para o conteúdo