Artigos

#RetrospectivaLEME: futebol pelo mundo

Apesar de o Brasil, para alguns, ainda guardar a alcunha de “país do futebol”, é inegável que outros países têm também histórias muito interessantes sobre esse esporte. Vamos destacar a seguir produções do LEME em que este assunto foi abordado.

Refugiados
Vocês sabiam que o Brasil é o país da América Latina que mais abriga refugiados? Em um país desconhecido, com uma cultura diferente, para muitos jovens existe um ponto em comum: o futebol. No texto “Esporte e vinculação”, escrito para o blog do LEME, Conceição de Souza fala sobre esse aspecto do futebol, que é capaz de integrar múltiplas culturas em um só lugar.

Hermanos
Os nossos vizinhos também guardam grandes momentos no futebol. Para compreender mais os desdobramentos desse esporte na Argentina, Nicolás Cabrera escreveu dois textos para o blog do LEME. O primeiro, em conjunto com Nemesia Hijós e Franco Reyna, “História mínima do futebol argentino: montagem 2020”, trata da profissionalização do futebol no país. E o segundo, “A invenção das Barras”, conta o surgimento das Barras Bravas, que são uma espécie de “torcida organizada” dos clubes argentinos.

Centenário
Para comemorar os cem anos do Club Deportivo Palestino, Sidney Dupeyrat escreveu para o blog do LEME o artigo “Palestino, 100 anos de futebol e identidade”. No texto, Sidney faz uma homenagem a esse clube chileno, fundado por imigrantes palestinos e que tem fortes raízes com a nação e o povo árabe.

Futebol alemão
Em fevereiro deste ano, jogadores do Bayern Munique e do Hoffenheim abandonaram a partida que jogavam depois de protestos vindos das arquibancadas contra Dietmar Hopp, presidente do Hoffenheim. O acontecimento chegou ao Brasil de maneira distorcida e diversas variáveis foram ignoradas. Em seu texto para o blog do LEME, “Futebol, ofensas e ofensivas na Alemanha: o que não se entende na revolta dos torcedores”, Irlan Simões esclarece a situação e mostra que ela vai muito além de um protesto comum.

The English Game
O mundo do esporte virou um grande atrativo para a indústria cinematográfica. Muitas séries e filmes passaram a ilustrar histórias, reais ou não, relacionadas ao esporte. Para falar de uma delas, Anderson Santos escreveu, para o blog do LEME, o texto “A estruturação do futebol mostrada em The English Game”. Nele, Anderson analisa essa série da Netflix, que fez muito sucesso entre os amantes de esporte.

Conexão Inglaterra-Egito
Um dos grandes nomes do futebol inglês entre o final de 2019 e o início de 2020 foi Mohamed Salah, o atacante egípcio do Liverpool. O jogador não é só idolatrado pelos ingleses, mas pelos egípcios também, conseguindo um feito único: unir o país. Para falar desse personagem e suas histórias, Rafael Casé escreveu, para o blog do LEME, o texto “Mohamed Salah, o novo faraó do Egito”.

“Amor à pátria”
Dizer que o futebol promove grandes paixões, todo mundo já sabe. Mas que tal falar desse assunto de maneira mais profunda? Por que as Seleções movimentam esse sentimento de nacionalismo tão intenso? Essa e outras perguntas são respondidas no nosso 23º episódio do Passes & Impasses, que contou com as presenças de Victor Andrade de Melo, professor da UFRJ, e Maurício Drumond, doutor em História Comparada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s