Artigos

#RetrospectivaLEME: a pandemia de COVID-19 no esporte – parte 2

O novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa. Assim como os demais campos sociais, o esporte também teve que se adaptar a essa nova realidade. A pandemia trouxe reflexões e mudanças para o esporte. Vamos destacar a seguir produções do LEME em que este assunto foi abordado.

“Modelo NBA”
A forma que a NBA encontrou para lidar com a pandemia de COVID-19 chamou a atenção de todos. A famosa “bolha” funcionou muito bem e nenhum caso de coronavírus foi registrado entre atletas ou comissão técnica. No texto “A bola e a ‘bolha'”, Rafael Casé fala sobre a adoção desse modelo e discute suas implicações.

Outros esportes americanos
Nem só de NBA vive os Estados Unidos. Outras ligas também tiveram que repensar seus modelos para o retorno da temporada. César Torres, em seu texto “O esporte profissional norte-americano: entre a pandemia, o negócio e a cultura política”, discorre sobre os modelos adotados pela NBA, MLB, NFL e NHL e os impactos sociais que eles tiveram.

Referência
A situação que estamos vivendo pode parecer inédita, mas guarda semelhanças com outras histórias que o esporte já viveu. David Sheinin e César Torres, no texto “Medo e coragem em tempos de pandemia: lições desportivas de 1987”, relembram uma história que aconteceu há 33 anos e que pode servir de inspiração e referência para o momento que vivemos.

Momento certo?
De volta para o Brasil, com o retorno dos Campeonatos estaduais, alguns times levantaram taças pelo Brasil. Os questionamentos sobre o retorno do esporte ficaram ainda mais fortes. Em seu texto para o blog do LEME, Gustavo Bandeira relatou sua tristeza e revolta, enquanto torcedor, de ver seu time comemorando uma taça em um momento tão inoportuno.

Entrevista
Para opinar sobre esse momento peculiar vivido pelo esporte, em julho, Henrique Biscardi entrevistou o pesquisador Nicolás Cabrera. Na conversa, foram discutidas as ações das torcidas durante a pandemia, e como será o futebol pós-COVID-19 para as torcidas organizadas, tema de pesquisa de Nicolás.

Crítica
Em “Para não dizer que não falei de futebol: menos cem mil torcedores”, Antonio Jorge Soares fez uma dura crítica ao retorno do futebol durante a pandemia. Conjugando esporte e política, Soares destaca a falta de sensibilidade e coerência nas tomadas de decisões.

Responsabilidade
Será que os clubes e atletas são os únicos responsáveis pelo retorno do futebol? Carlus Augustus fez essa reflexão em seu texto para o blog do LEME: “A parte que nos cabe nessa pandemia”. Carlus propõe uma análise sobre os motivos que levaram ao retorno do esporte e a parcela de responsabilidade que cada instituição tem nele.

Leveza
O nosso segundo episódio gravado remotamente (e décimo segundo no geral) foi sobre cinema e esporte. Um respiro diante da realidade tão difícil que vivíamos naquele momento (e ainda hoje). Os convidados foram os professores Victor Andrade de Melo e Ronaldo Helal (também coordenador do LEME). O papo foi leve, descontraído, mas cheio de conteúdo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s