Artigos

LEME divulga programação completa do Seminário #Maraca70

Uma seleção repleta de craques pronta para entrar em campo e nos proporcionar debates memoráveis. Está chegando na área o Seminário #Maraca70. Com a confirmação dos últimos participantes, a equipe do #Maraca70 está pronta para o jogo! Sem mais delongas vamos apresentar esse timaço: Vanessa Riche, Carol Barcellos, Gisella de Araújo Moura, Luiz Antônio Simas, Bernardo Buarque de Hollanda, Luis Roberto, Edson Mauro, Arlei Damo, Antônio Jorge Soares, Vivian Fonseca, Marcelo Barreto e Juca Kfouri. Todos esses grandes nomes do jornalismo esportivo e da academia estarão nessa homenagem aos setenta anos do “Maior do Mundo”. O Seminário Internacional “#Maraca70: mídia, memória e patrimônio” começa dia 05 e vai até 07 de outubro.

Logo de início, na conferência de abertura, dia 05/10 às 18h30, contaremos com Vanessa Riche (radialista e comentarista da Fox Sports) e Carol Barcellos (jornalista e repórter da Tv Globo). Elas já cobriram diversas partidas no estádio e são referências do jornalismo esportivo  brasileiro. Essa mesa será mediada por Leda Costa, professora visitante da UERJ e pesquisadora do LEME.

A primeira mesa do Seminário, no dia 06/10 às 16h, terá a presença de Luiz Simas, historiador e autor do livro Maracanã:Uma biografia, Bernardo Buarque de Hollanda, professor da Escola de Ciências Sociais da FGV, e Gisella Moura, mestre em História Social e Cultural pela UFRJ e autora do livro O Rio Corre Para o Maracanã, que vão discutir a representação do Estádio Jornalista Mário Filho na literatura e na arte. A mediação será feita por Alvaro do Cabo, doutor em História Comparada pela UFRJ.

Para terminar o segundo dia de evento, às 18h30, Edson Mauro (radialista e narrador esportivo da Rádio Globo) e Luis Roberto (jornalista e narrador do SporTV) vão chegar cheios de energia para dividir histórias e experiências na mesa “Os artistas do jogo e o Maracanã”. O moderador será Ronaldo Helal, professor titular da FCS/UERJ e coordenador do LEME.

O terceiro e último dia do #Maraca70 começará com um tema imperdível. Às 16h, Vivian Fonseca (historiadora e professora da UERJ e da FGV), Arlei Damo (antropólogo e professor da UFRGS) e Antônio Jorge Soares (professor titular da UFRJ) são os nomes escalados para a mesa “Maracanã: patrimônio cultural e palco de megaeventos”. Doutor em Comunicação pela UERJ e apresentador do podcast Passes & Impasses, Filipe Mostaro cuidará da mediação dessa mesa.

Para fechar o Seminário com chave de ouro, às 18h30, Juca Kfouri (escritor e jornalista) e Marcelo Barreto (jornalista, editor-chefe e apresentador do Redação SporTV), que sempre têm análises e comentários precisos sobre as partidas que acontecem no Maraca, vão falar sobre a relação da imprensa com o estádio. A mediação dessa conferência de encerramento ficará a cargo do professor Ricardo Freitas, vice-diretor da FCS/UERJ e coordenador do Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon).

O evento será transmitido pelo canal do LEME no YouTube. Ao longo das transmissões, serão disponibilizados formulários para quem desejar obter certificado de participação no evento. A programação completa pode ser conferida aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s