Produção bibliográfica

Revista do AGCRJ abre chamada para dossiê com temática esportiva

Até o dia 30 de abril de 2020, a Revista do AGCRJ receberá textos para compor os dois dossiês, a área de artigos livres e resenha da sua primeira edição do ano. O primeiro dossiê é sobre “Práticas corporais, espaços públicos e vida urbana no Rio de Janeiro” e o segundo é sobre “Deslocamentos nacionais e internacionais de mulheres que fixaram residência na capital carioca”.

O primeiro, organizado por Luiz Rocha, pretende refletir sobre a relação entre o crescimento das cidades, notadamente o Rio de Janeiro, e as práticas esportivas no alvorecer da Modernidade. A ideia é discutir as práticas corporais, a cultura de valorização do físico, da masculinidade, do culto ao corpo, relacionando-os com as atividades esportivas realizadas por toda a cidade. Já o segundo, organizado por Cláudia Calmon, pretende discutir a vinda de mulheres sozinhas ou acompanhadas para se fixarem na cidade do Rio de Janeiro, local que sempre teve uma importância central na história nacional. Procurar-se-á pensar os deslocamentos femininos em novos arranjos espaciais e políticos liderados por essas (i)migrantes.

Se sua pesquisa se encaixa em alguns dos dossiês ou se seu estudo abrange a cidade do Rio de Janeiro nas áreas de História, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia e ciências afins, encaminhe seu texto para a publicação. Para conhecer as normas, prazos e ler as antigas edições, acesse o site do AGCRJ.

Principal - www.rio.rj.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s