Eventos

LEME recebe Nicolas Cabrera e Alexandre Carauta

O Encontros Leme irá trazer, neste mês, pesquisadores da área de esportes, com destaque nos programas de Pós-graduação nos últimos anos. Este mês contamos com: Nicolas Cabrera, Alexandre Carauta e Aira Bonfim, em encontros que acontecem de 15 às 17h, abertos ao público.

Dia 16 de setembro, será Nicolas Cabrera, doutor em Antropologia pela UFF / Universidad Nacional de Córdoba, que apresentará parte de sua tese: “Que la cuenten como quieran: una etnografía sobre el devenir barra”. A tese é uma etnografia das experiências constitutivas da “barra brava” do Club Atletico Belgrano de Córdoba (Argentina), conhecida como Los Piratas, a partir de um trabalho de campo de seis anos. Ao longo do texto, se reconstrói o processo de formação social de um coletivo, a maneira em que seus membros vivem esse pertencimento e suas experiências pessoais, que produzem um grupo social que se reconhece como tal.

Dia 25/09 é a vez de Alexandre Carauta, doutor em Comunicação pela PUC RJ, que apresentará parte das investigações durante sua tese: “O cibertorcedor entra em campo – um estudo sobre os efeitos das práticas digitais na construção de um torcedor emergente: como a troca do radinho pelo smartphone mudou a forma de acompanhar e valorizar futebol”. No trabalho, o pesquisador aborda como as novas práticas digitais incorporadas à experiência esportiva desenham uma nova ética do torcer e um novo sujeito nela circunscrito – delineados por reconfigurações de significados, valores, representações e liturgias em torno do espetáculo futebolístico.

Encontros LEME é uma proposta do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte que visa a partir da leitura de textos e análise de produções fílmicas realizar debates com professores, pesquisadores, graduandos e convidados interessados em estudar as interseções da Comunicação com o Esporte. Os encontros pretendem oferecer um espaço de diálogo e formação acadêmica. Neste semestre, já recebemos, no dia 9 de setembro, a pesquisadora Aira Bonfim, que falou sobre seu trabalho: “Football Feminino entre festas esportivas, circos e campos suburbanos: uma história social do futebol praticado por mulheres da introdução à proibição (1915-1941)”.

Figura: Nicolas Cabrera.
Figura: Alexandre Carauta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s