LEME divulga Golzinho Feminino*

O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/UERJ), coordenado pelo professor Ronaldo Helal, divulga Golzinho Feminino. É um evento organizado pelo movimento Torcedores e Torcedoras pela Democracia, em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos das Mulheres.

Dia: 30/03/19, sábado
Horário: às 9h
Local: Quinta da Boa Vista. RJ/RJ

Presenças confirmadas:
Marisa Pires.
Martinha
Denise
Andrea kall
Fia
Marilza
Maristela Gomes
Pretinha
Pelezinha

ORGANIZAÇÃO: Torcedore⚽s Pela Democracia

Apoio: Comitê Executivo de Fomento ao Futebol Feminino – Lei Marisa Pires

Por 40 anos, o futebol feminino foi proibido no Brasil, pois era considerado desporto incompatível com a natureza das mulheres. A luta delas por igualdade e direitos na sociedade – como o acesso à educação e ao voto, dentre outros – se conecta com a luta contra a restrição de direitos dentro do futebol.

As mulheres estão nos estádios, nas torcidas organizadas, na arbitragem, elas são atletas, narradoras de jogos, treinadoras, jornalistas… Conquistam importantes espaços.

Porém, a luta pela igualdade continua: contra o machismo, o assédio sexual, o preconceito, a falta de visibilidade e investimentos no futebol feminino e outras expressões da desigualdade entre homens e mulheres.

A emergência de movimentos de torcedoras e torcedores que lutam pela cultura futebolística popular e a instituição da Lei Estadual n. 7576/2017, Lei Marisa Pires, de Fomento ao Futebol Feminino, da deputada estadual Enfermeira Rejane, são exemplos de vitórias a serem celebradas.

Para comemorar esta e outras vitórias, esse movimento criou o evento Golzinho Feminino, em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos das Mulheres!

Jogue, leve a camisa do seu time e a sua bandeira.

Após o bate-bola, haverá uma roda de conversa com as atletas e treinadoras presentes.

*Texto publicado em Torcedores e Torcedoras pela Democracia no dia 18 de março de 2019.

WhatsApp Image 2019-03-20 at 17.09.23

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Pular para o conteúdo