Artigos

Ronaldo Helal debate o 7 a 1 no “Conversa com Bial”

O sociólogo e coordenador do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte Ronaldo Helal esteve no programa “Conversa com Bial”, da TV Globo, nesta quarta-feira ao lado do jornalista da ESPN Juca Kfouri e do cronista Antonio Prata. Há menos de 1 ano da Copa da Rússia, o debate envolveu as impressões e consequências da maior derrota da história da Seleção Brasileira e a preparação para o mundial da Rússia.

22730120_688457244681687_1469183923595417409_n
“Conversa com Bial” desta quarta. Crédito: TV Globo

Aproveitando a ocasião da conversa, Ronaldo Helal contou mais detalhes sobre o recém-lançado livro do LEME que trata exatamente sobre o 7 a 1, “Copa do Mundo 2014: Futebol, Mídia e Identidades Nacionais. Apesar de ter sido um duro golpe, os novos tempos, marcados pela globalização, tiveram o papel de transformar a derrota para a Alemanha em piada, diferentemente do Maracanazo, em 1950, interpretado como uma tragédia:

“Já tinha algo que vinha sendo quebrado há muito tempo, essa equação muito forte até a década de 1970, que era “seleção e nação”. Aquela famosa frase do Nelson Rodrigues, de que a seleção seria “a pátria de chuteiras”. Hoje, os ídolos atuam no exterior… Não sei se isso é bom ou ruim, mas houve essa desvinculação. As derrotas da seleção não são mais uma derrota de um projeto de país.”

Veja abaixo o programa na íntegra:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s