Artigos

LEME lança livro sobre mídia e identidades nacionais na Copa de 2014

O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) lança no próximo dia 14, a partir da 19h, na livraria da Travessa em Ipanema, o livro “Copa do Mundo 2014: Futebol, Mídia e Identidades Nacionais”. A obra contém artigos de inúmeros pesquisadores, entre eles integrantes do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Esporte”. No livro diversas temáticas que envolvem um megaevento esportivo são abordadas, como cidades e culturas urbanas, identidades nacionais, idolatria e cobertura da mídia. A coletânea de textos é um desdobramento dos debates promovidos no seminário internacional “Copa do Mundo, Mídia e Identidades Nacionais”, realizado pelo LEME em 2014 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Após a Copa do Mundo de 2014, muitas coisas em que acreditávamos deixaram de fazer sentido. Por exemplo, a “tragédia” de 1950, nosso grande mito fundador como “país do futebol” (um jogo do qual somente os mais velhos têm registros na memória), perdeu boa parte de seu potencial dramático quando comparada com a humilhante derrota por 7 × 1, a que assistimos incrédulos em 2014, ao vivo e em cores. A “mística da camisa amarela”, nossa crença em que “com brasileiro não há quem possa” e no destino manifesto de glórias reservado ao futebol do Brasil, passou a parecer infantilidade, pensamento mágico, ingenuidade. Naquele jogo, algo se quebrou para sempre.
Nesse campo de significados muito mais dinâmico e surpreendente do que
supúnhamos, este livro representa uma tentativa de explorar este momento de
transição, momento em que instituições e processos se transformam, e em que aquilo que virá a ser novo ainda não se mostra de modo claro.

IMG_20170830_212855
“Copa do Mundo 2014: Futebol, Mídia e Identidades Nacionais” é um lançamento do Editora Lamparina. (Imagem: divulgação)

Os trabalhos publicados neste livro foram apresentados em um evento organizado pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esporte (Leme), da Uerj, em setembro de 2014. Com a participação de pesquisadores/as de renome internacional, esta coletânea representa um importante passo para nós, pesquisadores/as do esporte, superarmos a estupefação do primeiro momento e passarmos a pensar os significados articulados ao futebol na identidade nacional brasileira sob esta nova perspectiva.

Os organizadores:

Ronaldo Helal:
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); pesquisador do CNPq; coordenador do grupo de pesquisa Esporte e Cultura e do Laboratório de
Estudos em Mídia e Esporte (Leme/Uerj).
Édison Gastaldo:
Antropólogo, pesquisador no Centro de Estudos de Pessoal/Forte Duque de Caxias, professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ e bolsista CNPq.

Serviço:

Quinta-feira, 14 de setembro, a partir das 19h.
Livraria da Travessa.
Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema
Rio de Janeiro, RJ.

Preço do livro: R$38,00.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s