A paixão de José Lins do Rego por futebol

O escritor regionalista José Lins do Rego possui uma vasta obra literária. Os mais notórios de seus trabalhos são as crônicas alusivas ao período colonial do Brasil, em especial quando o açúcar era o carro-chefe da economia, à época, e tinha o Nordeste como centro produtor. No entanto, Bernardo Buarque de Hollanda, professor de história da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, descobriu, em sua pesquisa de mestrado sobre literatura e futebol, uma série de crônicas esportivas publicadas por José Lins do Rego em periódicos como o já extinto “Jornal dos Sports” durante a passagem do escritor paraibano pela capital fluminense e que estavam até então esquecidas.

“Descobri que ele foi um escritor que havia desenvolvido uma relação muito estreita com o futebol carioca enquanto esteve no Rio de Janeiro, trazido por esse impacto que foi a literatura regionalista nos anos 1930, no Brasil, e foi alguém que descobriu o futebol. Por isso, estudei o José Lins do Rego, não o romancista, mas o cronista do “Jornal dos Sports”, que, por sua vez, foi uma fonte riquíssima de informações sobre o cotidiano do futebol na capital da República entre os 1930 e 1950.”

Ainda segundo Bernardo Buarque, José Lins do Rego desempenhava um papel de literato dentro de um segmento do jornalismo onde o resultado das partidas e notícias sobre modalidades eram hegemônicas. Em meio a tantas informações objetivas, a presença de crônicas do escritor nas páginas de jornal trazia frescor e penetração artística, cultural e intelectual em uma época em que não estava consolidada a especialização em jornalismo esportivo.

Confira mais detalhes sobre a pesquisa de mestrado de Bernardo Buarque de Hollanda, sobre o a relação entre José Lins do Rego e o futebol.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Pular para o conteúdo