LEME promoverá, em dezembro, Seminário internacional sobre Jogos Olímpicos e Paralímpicos

img_20161123_111806
Após a realização do Seminário Internacional sobre a Copa do Mundo de 2014, o LEME promoverá debates sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que encerraram o ciclo de grandes eventos que o Brasil e, mais precisamente, o Rio de Janeiro sediaram nos últimos 5 anos

O Seminário “Jogos Olímpicos e Paralímpicos: Cidade, mídias e identidades” será organizado pelo Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME-Uerj), iniciativa do Grupo de Pesquisa em Esporte e Cultura (cadastro no CNPq desde 1998). O Rio de Janeiro sediou em agosto deste ano os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que gerou impactos ao cotidiano da cidade, promovendo inúmeros discursos nos meios de comunicação. Diante de uma quantidade crescente de informação, faz-se imperativo refletir sobre esses dados e o que eles nos dizem. Pensar o esporte e as identidades, nesse contexto, afeta nossa percepção sobre o Brasil e sobre o Rio de Janeiro. Os pesquisadores convidados para o seminário são referências na área de esporte e contribuirão para construirmos um olhar crítico sobre os megaeventos esportivos.

O Grupo de pesquisadores do Laboratório de Estudos e Mídia em Esportes – LEME da UERJ – se propõe a uma avaliação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados recentemente no Rio de Janeiro. Esses megaeventos esportivos possibilitam e convidam para uma reflexão que, partindo dessas competições e do contexto de sua realização, se estenda para aprofundar a necessária ampliação do foco de estudos sobre as práticas esportivas. Essa ampliação pressupõe a promoção de um debate acerca dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos analisados partir de perspectivas diversas advindas dos diferentes atores sociais neles envolvidos.

O evento será filmado de modo a compor o arquivo de memória do Laboratório de Estudos em Mídia e Esportes – LEME. Serão realizadas breves entrevistas com participantes das Mesas-redondas. Após edição, as entrevistas poderão ser disponibilizadas no canal do Youtube do Laboratório e em outras plataformas como o Blog Comunicação, Esporte e Cultura, contribuindo assim para a divulgação de inciativas acadêmicas voltadas para os estudos e pesquisas sobre o esporte. O evento terá o Fórum de pesquisas em Comunicação Esporte e Cultura que tem como objetivo reunir os integrantes do Grupo Comunicação Esporte e Cultura interessados em apresentar suas pesquisas de modo a promover a divulgação e o diálogo acadêmico. Serão recebidos trabalhos vinculados a temáticas relativas aos megaeventos esportivos.

O LEME, promotor do evento, foi instituído na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ) com o apoio de edital do CNPq. Trata-se de um projeto vinculado à pesquisa científica no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, resultado de um trabalho desenvolvido há 15 anos pelo Grupo de Pesquisa Esporte e Cultura, cadastrado no CNPq e na Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ. Este Grupo de Pesquisa formou-se em 1998 e está fundamentado no trabalho de ensino e pesquisa realizado por docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) e dos cursos de graduação da FCS.

Instalado e equipado o laboratório, seu objetivo principal é a difusão do conhecimento acadêmico ao grande público, o fortalecimento do referido grupo de pesquisa e o estabelecimento de laços com professores e pesquisadores de outras IES do Brasil e do exterior. Para tanto, nos valemos de seminários virtuais (disponíveis em um canal do Youtube e no blog do grupo), publicações de livros e cursos de extensão – no campo da Comunicação, pretendemos nos tornar um Centro de referência na pesquisa da interface entre mídia e esporte.

A Faculdade de Comunicação Social da UERJ proporciona, por meio do referido grupo de pesquisa, um lugar de profundo interesse em desenvolver novas metodologias, criar referências bibliográficas e estudar perspectivas teóricas que fundamentem o estudo de objetos empíricos na interseção da comunicação e esporte. Inclusive, na graduação, são oferecidas as disciplinas eletivas “Comunicação e Esporte” e “Cinema e Esporte” (como “Tópicos Especiais”) e, na pós-graduação stricto sensu, Tópicos Especiais em Comunicação e Esporte – todas ministradas pelo coordenador do LEME, Ronaldo Helal. As atividades do LEME se articulam principalmente com a linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Comunicação da FCS/UERJ − “Cultura de Massa, Cidade e Representação Social”.

Membros do comitê científico:

Ronaldo George Helal – Temas: idolatria, identidade nacional, futebol, Copa do Mundo e comunicação
Professor associado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e coordenador do LEME. Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Sociologia – New York University (1986) e doutorado em Sociologia – New York University (1994). É pesquisador 1-C do CNPq, Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (2006). Foi vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da Uerj (2000-2004) e coordenador do PPGCOM/Uerj (2002-2004).Foi chefe do Departamento de Teoria da Comunicação da FCS/Uerj diversas vezes e membro eleito do Consultivo da Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Uerj por duas vezes. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, mídia, idolatria e cultura brasileira. É coordenador do grupo de pesquisa Esporte e Cultura (www.comunicacaoeesporte.com). Publicou 6 livros e mais de 90 artigos em capítulos de livros e em revistas acadêmicas da área, no Brasil e no exterior.

Hugo Rodolfo Lovisolo – Temas: comunicação, jornalismo esportivo, cultura, educação e desenvolvimento local.
Possui graduação em Sociologia – Universidad de Buenos Aires (1969), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Pós-doutorado em Ciências dos Esportes pela Universidade do Porto. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Mestrado em Desenvolvimento Social da UNISUAM. Tem experiência na área de antropologia e sociologia da ciência, educação, educação física, ciências dos esportes.

Membros da organização:

Coordenação: Prof. Dr. Ronaldo Helal
Leda Costa (Pós-Doutoranda do PPGCOM/UERJ)
Fausto Amaro (Doutorando do PPGCOM/UERJ)
Juan Silvera (Mestrando do PPGCOM/UERJ)

2 pensamentos sobre “LEME promoverá, em dezembro, Seminário internacional sobre Jogos Olímpicos e Paralímpicos

  1. Não entendi porque será em Botafogo, e não na UERJ. Mas é uma grande iniciativa que orgulha a todos nós do grupo, e à comunidade acadêmica.

    1. Olá, Carmelo. Por conta da indefinição quanto a realização de aulas nas próximas semanas na Uerj (ha a possibilidade de paralisações de professores e funcionários) decidimos realocar o evento para a FACHA Botafogo. Agradeceriamos se pudesse prestigiar o evento e divulga-lo para seus amigos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Pular para o conteúdo