Artigos

Futebol australiano, muito prazer!

Desde que cheguei à terra dos cangurus, um novo esporte entrou na minha vida, o futebol australiano ou australian rules football, nomenclatura oficial. E já há alguns meses que tento entender esse esporte que é paixão nacional.

O campo oval de 135m a 185m de comprimento por 110m a 155m de largura, com algumas ligeiras adaptações, também serve para o críquete. A bola assemelha-se à de rúgbi, o nome é futebol, tem fundamentos do futebol gaélico e algumas jogadas podem ser comparadas às do MMA. Os jogadores não usam qualquer proteção e por isso lesões graves são frequentes, mas não há notícia de nenhuma morte em campo durante uma partida da primeira divisão desde 1946. E não se engane a AFL, Australian Football League, possui mais espectadores do que qualquer outro esporte.

 A História

A modalidade foi criada em Melbourne com raízes no críquete, futebol e futebol gaélico. Tom Wills, considerado o fundador do esporte, tinha a intenção de manter os jogadores de críquete em forma durante o inverno, e, por isso, as regras eram sequer padronizadas. Apenas em 1859 as regras foram definidas e em 1866 foram atualizadas e a primeira competição oficial aconteceu.

Hoje, quase 160 anos depois, o futebol australiano, juntamente com o rúgbi, é um dos principais esportes do país, e em alguns estados como “Western Australia”, a grande paixão nacional. O “soccer” por aqui luta para sobreviver, e recebe muitas críticas dos ávidos fãs do australian rules football pelas faltas cavadas, pelo teatro dos jogadores em campo, e muitos inclusive afirmam que os jogadores da “nossa” modalidade sequer merecem o título de atletas.

meme
“Jogadores de futebol fingem estar machucados. Já os jogadores do australian rules football fingem não estar machucados”, em tradução livre do inglês para o português: meme nas redes sociais critica a ‘fragilidade’ e a ‘encenação’ dos atletas de futebol em relação àqueles que praticam esportes tidos como “mais violentos”.

 

As Regras

A primeira coisa a se ter em mente é: nem mesmo eles sabem. Depois de pesquisar as regras, decidi assistir a uma partida junto com australianos fanáticos e, por diversas vezes, nem mesmo eles souberam me explicar o que estava acontecendo, principalmente quando o árbitro interrompia a partida. Ao que tudo indica as regras sofrem ligeiras alterações a cada temporada e não é atípico ver os jogadores de ambos os times perdidos em campo sem entender a marcação do árbitro.

A segunda coisa é: as regras são muito complexas. Tentando simplificar levando em conta as regras estipuladas pela AFL, as partidas são divididas em quatro tempos de 20 minutos, com o cronômetro parando em todas as interrupções. O objetivo do jogo é fazer a bola passar no meio das duas balizas centrais, que ficam no final do campo como no futebol, sem tocar em nenhum jogador no trajeto. Mas existem também as balizas laterais, que também ficam na linha de fundo, porém mais próximo do que seria a linha do escanteio no “soccer”. Se a bola atravessa as balizas centrais são 6 pontos, se passa entre as balizas laterais, ou toca em uma das traves, mesmo não entrando, ou se a bola tocar um jogador antes de passar pelas balizas centrais, marca-se 1 ponto.

australian-football-field
A demarcação de um campo de australian rules football lembra, em um primeiro olhar, as utilizadas no futebol e no rúgbi, por conta das balizas.

 

As partidas começam com o árbitro quicando a bola ou lançando-a para o alto, tipo no basquete, e isso acontece a cada reinicio. Se a bola sai de campo um dos árbitros vira de costas e arremessa-a colocando a bola em jogo.

aussie-rules

australian-football-rules-high-mark-fly1
Com um misto de plasticidade, técnica, força e irreverência, o australian rules football atrai multidões aos estádios

 

Se você conseguiu ter uma ideia de como é o jogo, parabéns! Mesmo com regras complexas, interpretações subjetivas do árbitro, inúmeras lesões e outras características que podem não ser consideradas atraentes para os adeptos do futebol inglês, o australian rules football arrasta multidões aos imensos estádios, arrecada cifras pomposas, e gerencia atletas-estrelas, ou seja, diferente mas parecido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s