Artigos

Márcio Guerra conta suas histórias ao LEME.

O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte divulga em suas redes sociais, a partir desta semana, a entrevista com o jornalista Márcio Guerra, formado pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF) e que em sua carreira profissional teve passagens pelo Jornal dos Sports e pela TV Globo. Desde 1986 está inserido no ambiente acadêmico.

Na primeira parte deste bate-papo, Márcio Guerra aborda os motivos de sua escolha pelo jornalismo, em especial pelo campo esportivo. Apaixonado por esportes desde criança, Márcio narrava partidas de futebol, jogava futebol de botão e sua relação com o rádio era “de companheirismo”:

“Quando eu descobri que, dentro de um curso de jornalismo, eu poderia me especializar em jornalismo esportivo, não tive dúvida da minha escolha profissional. Durante a faculdade, sempre que eu podia, fazia trabalhos voltados para o esporte. Quando me formei, tive a oportunidade de já trabalhar na equipe esportiva da Rádio Sociedade de Juiz de Fora, uma das emissoras mais antigas do país.”

Após alguns anos de carreira em veículos de comunicação, Márcio Guerra foi aprovado em um concurso público para ser professor na mesma instituição onde se formou e percorreu todos os cargos administrativos da Faculdade de Comunicação da UFJF. Além do Mestrado e do doutorado já concluídos, Márcio está iniciando seu projeto de Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio do professor e idealizador do LEME, Ronaldo George Helal. A proposta envolve o levantamento e mapeamento das atividades desenvolvidas por outros grupos de pesquisa acadêmica voltada para comunicação e esporte nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

“Queremos saber como os programas de pós-graduação têm produzido conteúdo em termos de dissertações e teses que tratam do esporte e da comunicação, para sabermos o que a Academia está pensando, o que os mestrandos e doutorandos estão pensando, quais são os principais orientadores dessas teses e quais são as referências bibliográficas usadas por essas instituições de ensino.”

Márcio Guerra também abordou temas como a relação da Academia com as políticas públicas, as perspectivas sobre a cobertura que será feita pelos veículos de comunicação nos Jogos Olímpicos de 2016, o jornalismo esportivo na atualidade e as transmissões esportivas no rádio e na TV.

Para ver esse e outros vídeos produzidos pelo Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, é só acessar nosso canal no Youtube.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s