Artigos

José Carlos Marques fala de sua experiência acadêmica ao LEME

O professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação Social da UNESP, José Carlos Marques, foi um dos quatro pesquisadores do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Esporte”, do INTERCOM 2015, que concederam entrevista ao Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte durante o Congresso realizado no Rio de Janeiro, em setembro. Na primeira parte deste bate-papo, ele comentou um pouco sobre a sua vasta trajetória acadêmica e sua ligação com o esporte.

Graduado em letras (português/francês) pela Universidade de São Paulo (USP), Zeca Marques, como também é conhecido no meio acadêmico, sempre demonstrou um grande interesse na literatura portuguesa e em seus autores dos séculos XVIII e XIX. Além disso, nutria o desejo de ser docente.

A ligação com o esporte começou a partir do momento em que fez um curso de árbitro de futebol, o que para o final dos anos 1980 era uma novidade no país. Apitou diversos jogos de campeonatos paulistas das 2ª e 3ª divisões e, por conta dessa experiência nos gramados, “pode estabelecer relações entre a imprensa e a arbitragem”. Visando fortalecer o seu curriculum para crescer profissionalmente como árbitro, voltou às salas de aula, e de lá nunca mais saiu. Desde então realizou trabalhos sobre as crônicas de Nelson Rodrigues e diversas pesquisas no campo da comunicação, mídias e esportes na UNESP de Bauru.

As entrevistas concedidas por outros pesquisadores ao LEME durante o INTERCOM 2015 serão divulgadas em breve! Para assistir a outros vídeos produzidos, é só acessar nosso canal no Youtube.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s