Eventos

LEME recebe intelectual alemão Hans Gumbrecht

Por Mattheus Reis

IMG_1577

O Laboratório de Estudos de Mídia e Esporte teve o prazer de receber, na noite desta segunda-feira, um dos mais influentes intelectuais alemães da atualidade. Hans Ulrich Gumbrecht, em palestra no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UERJ, comentou os principais aspectos presentes na sua mais recente obra, o livro “Esporte e Mídia: novas perspectivas – a influência de Hans Ulrich Gumbrecht”, que contou com a organização de Ronaldo Helal e Fausto Amaro, e cuja motivação foi a fidelidade dos torcedores com os seus clubes do coração.

Entusiasmado por retornar à UERJ após ter ministrado aulas na instituição durante os anos 1980, o teórico literário alemão consegue fazer uma mistura de conceitos culturais, sociológicos e antropológicos para ir a fundo nos fenômenos midiáticos esportivos e na intrínseca relação entre praças esportivas, torcida e atletas. Por conta dessa interdisciplinaridade o debate sobre o tema se torna ainda mais enriquecido e fascinante.IMG_1549

Em sua palestra, que durou aproximadamente 1 hora e meia, abordou a questão da dramaticidade no esporte, reproduzida na constante busca pela vitória. Esse objetivo, segundo Gumbrecht, une as figuras do jogador e do torcedor, transformando-as em um “corpo místico uno e integrado” nos estádios. Além disso, caracterizou as regras de inúmeras modalidades, como o basquete, futebol americano e futebol, sob o ponto de vista de “contingências” e “normatizações”. Normatizações essas cada vez mais presentes no processo de evolução dos comportamentos da humanidade e responsáveis por demarcar e impor, no ritual muitas vezes irracional e passional do jogo, certa neutralidade e equilíbrio em um contexto notoriamente envolto por tensões e até mesmo violência, em casos mais extremos.

IMG_1565Como não poderia ser diferente, a discussão sobre a situação atual do futebol brasileiro ‘pós-7 a 1’ ficou evidente. O diagnóstico de Gumbrecht foi preciso: se há uma crise de fidelidade do torcedor brasileiro com sua seleção nacional, ela é reflexo de outras crises, dentro e fora das quatro linhas. A traumática eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2014 contribuiu para isso, assim como o atual clima de pessimismo generalizado no país, ocasionado sobretudo pelas crises política e econômica.

Publicado pela editora UERJ, “Esporte e Mídia: novas perspectivas – a influência do pensamento de Hans Ulrich Gumbnrecht” traz uma coletânea de 11 artigos sobre o mundo do esporte; dentre eles um escrito pelo próprio pensador alemão, intitulado “Perdido numa intensidade focada: esportes e estratégias de reencantamento”, publicado originalmente na revista Aletria (letras/UFMG) e cedido pelo autor para o livro da Editora da UERJ. Uma obra essencial para uma melhor compreensão sobre a influência e diversidade, nos tempos atuais, da comunicação, e, à qual, cada vez mais o esporte está associado.
IMG_1551

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s