Artigos

Significado de Corrupção

s.f. Ação ou efeito de corromper. 

Ação ou resultado de subornar (dar dinheiro) uma ou várias pessoas em benefício próprio ou em nome de uma outra pessoa; suborno.

Utilização de recursos que, para ter acesso a informações confidenciais, pode ser utilizado em benefício próprio.

Alteração das propriedades originais de alguma coisa: corrupção de um livro.

Ação de decompor ou deteriorar; putrefação: corrupção das frutas.

Desvirtuamento de hábitos; devassidão de costumes; devassidão. 

(Etm. do latim: corruptio.onis)

Levando-se em conta a definição do dicionário, é provável que você já tenha sido corrompido em algum momento da sua vida. Isso não é suficiente para te tornar uma pessoa pior e também não absolve os corruptos de alta patente. Mas precisamos encontrar uma forma coerente de encarar a corrupção e tentar diminuí-la ou minimizar seus efeitos em nossa sociedade. Soluções mirabolantes não funcionam e só servem para criar uma cortina de fumaça. Investigar, punir culpados, obrigá-los a devolver dinheiro e mudar nossas atitudes cotidianas são fundamentais.

As investigações do Departamento de Justiça Norte-Americano, que culminaram na prisão de vários executivos da Fifa, reascenderam as velhas suspeitas de corrupção na entidade máxima do futebol mundial. A princípio, os cartolas são acusados de receber propinas durante a votação da escolha dos países sede da Copa do Mundo e também de negociar suborno na venda de direitos de transmissão de torneios de futebol. No entanto, é difícil crer que as irregularidades parem por aí.

fifa

O temor de muitos é que o fio desse novelo traga indícios e comprove as inúmeras suspeitas de manipulação de resultados. Nesse caso, a maior vítima seria a nossa paixão de torcedor. Nosso envolvimento com o futebol costuma surgir na infância e desde então ouvimos de alguns céticos para não levarmos o jogo tão a sério. Seja porque os jogadores ganham muito (e você não ganha nada) ou também porque sempre houve suspeitas aqui e acolá de que dirigentes interferem nos jogos mais do que deveriam. Mesmo que você prefira ficar alheio a todas essas “teorias da conspiração”, é inegável que nas últimas décadas, as interferências externas aumentaram. Jogadores são punidos, times perdem pontos devido a problemas administrativos e não vemos nenhum critério nas decisões tomadas pelos tribunais e referendadas pelas instituições que comandam o esporte.

Para piorar as coisas, há novos atores nessa polêmica. As emissoras de televisão que transmitem e negociam os direitos das principais competições estão diretamente envolvidas no escândalo da Fifa. Com isso, é difícil acreditar que a mídia tradicional dará conta de cobrir essas questões com o distanciamento e a isenção necessária.

Torço para que as investigações alcancem todos os culpados. Nesse jogo, no qual não há mocinhos, afinal quem acusa também tem sempre algo a ganhar, só quem perde é o torcedor. É impossível negar o mal que estão fazendo ao esporte que tanto amamos e não precisamos fechar os olhos para isso. Mas uma boa estratégia para reagir é continuar se apaixonando pela bola. Portanto, nosso principal objetivo é impedir que roubem a nossa paixão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s