VI Seminário Nacional: Política, Sociedade & Cultura

Durante os dias 20 e 24 de outubro vai acontecer o IX Semana de História Política do PPGH-UERJ. No dia 23/10 acontecerá o Simpósio Temático “História e Esporte”, organizado por Alvaro do Cabo, membro do grupo de pesquisa Esporte e Cultura, e pelo professor Mauricio Drumond.

Seguem abaixo os trabalhos que serão apresentados neste Simpósio e os interessados em assitir outros simpósios pode acessar a programação completa.

História e Esporte.
Coordenação: Prof. Dr. Álvaro Cabo Truppel (UFRJ) e Prof. Dr. Maurício Drumond (UFRJ)
23/10/2014 (Quinta-feira) de 13:30 às 17:30 – Sala 9054F

  • Celebrando a pátria amada: esporte e política nos festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972) (Bruno Duarte Rei)
  • As relações entre esporte e política no Brasil (1933-1941) e na Colômbia (1948-1954): uma análise acerca da profissionalização do futebol (Eduardo de Souza Gomes)
  • “Um estadio á altura de seu progresso esportivo”: análise dos discursos jornalísticos em tempos de preparativos para a IV Copa do Mundo de futebol (1950) em Belo Horizonte/MG(Euclides Couto / Karen Lima / Marcus Vinícius Costa Lage
  • A Ditadura da bola: um militar e um comunista à serviço da seleção. (Lucas Toledo Gonçalves)
  • Passe livre, governo ditatorial: o documentário de Oswaldo Caldeira (1974), política, futebol e sociedade. (Luiz Carlos Ribeiro de Sant’ana)
  • Futebol e trabalho no regime Vargas: disputas políticas na implantação do profissionalismo esportivo no Brasil (Maurício da Silva Drumond Costa)
  • A Lei Bosman e o FC Barcelona: globalização do futebol e identidade regional (Victor de Leonardo Figols)

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Pular para o conteúdo