Laboratórios da UERJ se unem para realizar um ciclo de debates e leituras

Atendendo à convocação para “ocuparmos” esse novo e já bem-sucedido espaço cultural da UERJ, localizado em Botafogo, o Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) e o Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (LACON) se uniram para realizar um ciclo de leituras e debates a partir de aulas sobre as mais diferentes temáticas dentro do eixo “Megaeventos, Esporte e Cultura”. O evento almeja reunir pessoas interessadas em aprender e dialogar sobre temas caros aos habitantes das cidades contemporâneas, em especial o Rio de Janeiro, sede da Copa do Mundo desse ano e dos Jogos Olímpicos em 2016. Para isso, reunimos um corpo de pesquisadores-doutorandos e professores de ambos os laboratórios.

O curso fornecerá aos alunos conhecimentos introdutórios sobre os estudos sociocomunicacionais em Esportes e Megaeventos – dois fenômenos associados às cidades contemporâneas. Para abordar essas temáticas contaremos com a presença do professor Ronaldo Helal (especialista em sociologia do esporte e das relações entre mídia e futebol) e do professor Ricardo Freitas (estudioso dos megaeventos e também dos espaços de consumo urbanos). Os orientandos de doutorado e mestrado de ambos os professores completarão a programação, apresentando temas relacionados às suas pesquisas em andamento.

Alguns dos assuntos que serão abordados: Copa do Mundo e narrativas jornalísticas; a publicidade em períodos de Copa do Mundo; cobertura midiática dos Jogos Olímpicos; a presença da música na cidade do Rio; curta-documentários que têm a cidade como pano de fundo. As leituras sugeridas, bem como outros materiais complementares, serão disponibilizadas àqueles que se inscreverem no Ciclo. As aulas terão duração máxima de duas horas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.casadirce.com.br ou pelo telefone 2334-8727.

Para maiores informações e para conhecer um pouco melhor os professores e seus orientandos acesse Release CASA DIRCE CORTES RIEDEL.

banner.megaeventos

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Pular para o conteúdo