Artigos

ENEA?! Não seria ENEM?!

Uma coisa inédita, em minha vida de assistente (do verbo assistir) , melhor dizendo, de espectador esportivo,  aconteceu recentemente. Eu jamais ouvira o termo “ENEA”. Acredito que a maioria dos leitores deste espaço virtual também nunca o tenham ouvido antes. Pois bem… Eneacampeão = campeão nove vezes CONSECUTIVAS. Pronto, taí o motivo pelo qual eu não conhecia o termo. É mais do que raro. é praticamente impossível acontecer tal proeza, especialmente em esportes coletivos. Manter a boa forma física e técnica, além do conjunto, durante uma década (se contarmos que a montagem da equipe é anterior ao primeiro título, obvia e necessariamente…), é quase um milagre.

Entusiasmado pela descoberta dessa possibilidade, pesquisei com abrangência quantas vezes tal fato ocorrera na história do esporte.

De memória, lembro de uns poucos vencedores (individuais) por longo período de tempo: Robert Scheidt (Vela), Tiger Woods (Golfe, 3 títulos consecutivos), Michael Schumacher (Automobilismo, campeão por 4 anos seguidos), Mike Tyson (Pugilismo, invicto por 4 anos seguidos, 37 lutas), Garry Kasparov (Xadrez 15 anos seguidos). A partir dessas memórias pessoais, ponteei minha breve pesquisa sobre o assunto… Descobri que o maior campeão de todos (que eu achava ser o Kasparov), foi um homem que conseguiu ser imbatível durante meio século… Campeão absoluto durante 50 anos seguidos! Seu nome: François – André Danican Philidor. Esse nobre enxadrista francês é o maior campeão de todos os tempos. Provavelmente sua marca jamais será batida. Não consigo imaginar alguém se manter invicto em qualquer ramo por uma década que seja, quanto mais por 5 décadas! Aqui o homem e sua obra:

Já no esporte coletivo a coisa se complica ainda mais. Partindo de nossa panacéia tupiniquim, o professional football association,  tendo por excelência o “brasileirão”, O São Paulo é o maior vencedor, com incríveis três triunfos seguidos.  No campeonato carioca de futebol lembro de no máximo três títulos seguidos também. Parece-me que os maiores campeões estaduais de forma consecutiva, no Brasil, são o América de MG e o ABC do RN, ambos com dez campeonatos seguidos.

Em minhas pesquisas sobre o assunto acabei descobrindo que há um termo para essas vitórias seguidas, na língua inglesa: sports dinasty (dinastia esportiva). Aqui há uma lista sobre os maiores vencedores, em vários esportes.

No Brasil lembrei-me ainda dos títulos seguidos do voleibol … Mas foram apenas três (2002 – 2006 – 2010)…

O que me motivou a pensar nesse assunto foi ter assistido à partida que sagrou o Flamengo Eneacampeão Estadual de Basquetebol Masculino, em 2013. Olha só, a coisa é tão rara que o editor de textos nem reconhece!

Pois bem, enquanto a mídia só dá espaço para esses pseudo jogadores de football (quem viu os atletas do passado e vê os de agora… que diferença!) Quase não se falou dessa equipe que se mantém no topo do basquetebol do Rio de Janeiro há nove anos!

Marcelinho é o símbolo dessa geração, da garra e da superação para conseguir essa conquista. é engraçado e irônico ver que seu irmão, Duda, envergava, nessa ocasião, a camisa do adversário… O Macaé! Os “grandes clubes” cariocas não conseguem montar uma equipe de basquetebol, e o Flamengo continua vencendo. Fluminense e Botafogo até tentaram, mas os projetos sucumbiram. Na recém-criada Liga Nacional de Basquetebol, NBB, o rubro-negro também têm se destacado e dado alegrias.

Voltando ao inevitável futebol… que fase a dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes da FIFA hein?! primeiro foi o Internacional, agora o Atlético de MG… Estariam os sul- americanos sendo ultrapassados pelos africanos? Seria esse torneio o ocaso do Ronaldinho Gaúcho?

Acaso haja alguém que desconhece o homem da foto no cabeçalho deste texto, trata-se do ilustre e saudoso Enéas Carneiro. Nascido pobre no Acre, órfão aos nove anos, tornou-se pensador, militar, médico cardiologista, terceiro colocado em uma eleição presidencial, perdendo apenas para os candidatos milionários Fernando Henrique Cardoso e Lula. Um cara corajoso, que jamais teve medo de lutar e defender as próprias idéias.

Sou um homem normal, que come, gosta de mulher e usa o vaso sanitário.

Referências:

http://en.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois-Andr%C3%A9_Danican_Philidor

http://blogdojuca.uol.com.br/2010/07/eneacampeao-o-que-e-isso/

http://nobreshomens.wordpress.com/2013/02/08/nobre-homem-do-mes-fevereiro-2013-eneas-carneiro/

http://en.wikipedia.org/wiki/World_Golf_Championships

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/garrafao-rubro-negro/post/flamengo-vence-macae-e-se-sagra-eneacampeao-estadual.html

Anúncios

2 comentários em “ENEA?! Não seria ENEM?!

  1. Gostei do tema abordado. Interessante e inspira à pesquisa.
    Como foi comentado no texto é mesmo um assunto pouco discutido e divulgado pela impressa que insiste em focar apenas na modalidade futebol de campo, talvez por ser a mencionada categoria um verdadeiro celeiro de milionárias estrelas das chuteiras que em nada lembram os Eusébios, Pelés e Beckenbauers de outrora.
    Outras modalidades não vendem jornal e a população local não tem a cultura da diversidade esportiva. Seria muito bom mudar isso.
    Precisamos também esclarecer que o eneacampeonato não é conferido apenas às equipes e atletas que conquistarem-no de forma consecutiva. Também são eneacampeões os que se sagrarem vencedores nas competições mesmo com intervalo entre as vitórias.
    Isso já faz com que o evento se torne menos raro e inatingível como seria se fosse exigida uma cronologia consecutiva.
    Mas, penso eu, ser mesmo o maior fator de estranheza em relação ao feito, a questão da pouca (quase nula) divulgação na mídia quando se trata de uma conquista alcançada em esportes menos populares.

    Eu mesma encontrei alguns recentes eneacampeões condenados ao desconhecimento público por causa da restrita abordagem jornalística:

    1) Tom Kristensen – Piloto da Fórmula Turismo – Eneacampeão 2013 das 24 Horas de Le Mans

    http://en.wikipedia.org/wiki/Tom_Kristensen

    2) Roberto Bruno – Bodyboarder – Eneacampeão Cearense de 2013

    http://globoesporte.globo.com/ce/noticia/2013/12/roberto-bruno-e-renata-ursula-sao-campeoes-de-bodyboard-cearense.html

    3) Seleção Brasileira Feminina de Vôlley – Eneacampeã 2013 do Grand Prix de Vôlley.

    http://mundodovolei.ig.com.br/index.php/tag/thaisa/

    4) Seleção Brasileira Feminina de Rugby – Eneacampeã Sul-Americana de 2013.

    http://www.portaldorugby.com.br/noticia/26-internacional/6543-siga-conosco-o-rio-sevens-2013

    5) Seleção Masculina Brasileira de Futebol de Areia – Eneacampeã da Copa América de 2013.

    http://www.lancenet.com.br/minuto/Brasil-eneacampeao-Copa-America-futebol_0_850714981.html

    Isso sem citar conquistas mais antigas:

    * Kelly Slater – UNDECACAMPEÃO (esse título eu nunca havia pronunciado antes) – 11 vezes Campeão Mundial de Surf. Vitória conquistada em 2011.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Kelly_Slater

    * Seleção Brasileira Masculina de Vôlley – Eneacampeã da Liga Mundial em 2010.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_de_Voleibol_Masculino

    O Brasil e o mundo estão repletos de super atletas que precisam ser mais valorizados. Além de mais patrocínio e incentivo.É tempo de percebermos que as majestades esportivas não se encontram apenas caminhando sobre os excelsos tapetes de grama verde. Sejamos justos.

  2. Parabéns, cada vez mais interessante suas considerações…admiro sua perspectiva e o modo como capta detalhes que nos passam despercebidos…Quanto ao feito da equipe de basquete, realmente, foi pouco divulgado, mas, entendamos, os tupiniquins só prestam atenção no que a mídia lança e somos massacrados pelo apelo futebolístico…Daí a pouca ou quase nenhuma atenção do povo à este fato. Ainda bem que contamos com pessoas como você, para nos manter informados destes grandiosos feitos.
    Quanto ao enxadrista, muito interessante, realmente uma conquista que muita gente nem sabe que ocorreu. Ótima pesquisa!
    Jhon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s