Artigos

Laboratório de Estudos Em Mídia e Esporte – LEME

É com grande satisfação que gostaria de anunciar a implantação do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte – LEME – a partir do recente apoio concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq -, por meio do Edital Universal e da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Trata-se de um projeto vinculado à pesquisa científica no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, resultado de um trabalho desenvolvido há 15 anos pelo “Esporte e Cultura”, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e na Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ.

O objetivo principal do LEME é a difusão do conhecimento acadêmico ao grande público, o fortalecimento do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura” e o estabelecimento de laços com professores e pesquisadores de outras IES do Brasil e do exterior. No campo da Comunicação, pretendemos nos tornar um Laboratório de referência na pesquisa da interface entre mídia e esporte.

Este objetivo será realizado por meio da produção de seminários virtuais temáticos (vídeo-aulas) e entrevistas com professores pesquisadores que são referências no campo da comunicação e esporte. Este material ficará hospedado na rede mundial de computadores no site Youtube e disponível no blog do grupo. O intuito é promover a integração e a troca de saberes entre pesquisadores e estudantes de diferentes níveis interessados nas questões ligadas à pesquisa em comunicação e esporte com seus desdobramentos em dois eixos principais: construção de idolatria e formação de identidades locais e nacionais. Esses eixos portam significações relevantes a respeito da cultura e têm sido alvo sistemático de análises dos pesquisadores do “Esporte e Cultura”.

Ressalte-se que este projeto se coaduna com iniciativas existentes fora do país em universidades de prestígio internacional como, por exemplo, CourseraKhan Academy (ambas nos Estados Unidos) e Veduca (no Brasil).

Além da produção deste material, o projeto objetiva organizar dois seminários internacionais, um em 2014 e outro em 2016. Pretende-se também equipar o grupo de pesquisa com acervo de livros e de vídeos (em formato de DVD e/ou Bluray) relacionados à temática esportiva.

A Faculdade de Comunicação Social da UERJ proporciona, por meio do referido grupo de pesquisa, um lugar de profundo interesse em desenvolver novas metodologias, criar referências bibliográficas e estudar perspectivas teóricas que fundamentem o estudo de objetos empíricos na interseção da comunicação e esporte. Inclusive, na graduação, têm sido oferecidas as disciplinas eletivas “Comunicação e Esporte” e “Cinema e Esporte” (como Tópicos Especiais) e, na pós-graduação stricto sensu, Tópicos Especiais em Comunicação e Esporte, todas ministradas por mim. Espera-se, com a consolidação do laboratório, que essas e outras disciplinas relacionadas a temática esportiva sejam oferecidas mais regularmente utilizando-se do material produzido e do acervo a ser adquirido. Inclusive, temos a intenção também de retornar com os cursos de extensão que foram oferecidos nos últimos anos.

As atividades do LEME se articularão principalmente com a linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Comunicação da FCS/UERJ − “Cultura de Massa, Cidade e Representação Social”.

Finalizo agradecendo profundamente a ajuda desinteressada dos meus orientandos e membros ativos do grupo, Fausto Amaro e Filipe Mostaro, na elaboração deste projeto. Estou certo também de que os dois serão responsáveis diretos pelo sucesso do LEME. O Laboratório conta com uma página institucional. Nela (e também aqui no blog) postaremos os vídeos e demais atualizações sobre o projeto.

Anúncios

Um comentário em “Laboratório de Estudos Em Mídia e Esporte – LEME

  1. Parabéns pela iniciativa e pela conquista. Certamente o projeto irá longe. Quem sabe não faço meu doutorado com você? rsrs… Fato é que existem muitas incompreensões no tangente esporte espetáculo e mídia na América Latina em geral. Vivemos em uma época de transição onde o acompanhamento do esporte se dá por todas as plataformas eletrônicas existentes, seja dentro ou fora do estádio e onde o produto esportivo deixa de ser apenas o jogo, para algo mais abrangente, a experiência do fan. Levar o conhecimento científico sobre essa relação para futuros profissionais é trabalho importante na capacitação de agentes capazes de lidar com as tendências e no processo de gestão do marketing esportivo. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s