Artigos

Retrospectiva, ranking e parabéns ao blog

No momento em que paro para escrever esse texto, o blog possui 60 mil 112 visualizações, 279 comentários, 231 assinantes recebendo nossas atualizações semanais e 168 curtidas no Facebook. São números consideráveis para um blog que começou suas atividades humildemente no longínquo 10 de outubro de 2010 com um post de título bem auto explicativo: Sobre os propósitos do blog. De lá para cá foram 207 posts (mais de 600 tags nesse universo), escritos por mais de 15 colaboradores diferentes, dentre graduandos, graduados, mestres, doutores, pós-doutores. Destes 207, alguns foram vídeos, informes, divulgação de eventos, e não propriamente textos. Em meados de 2011, compramos o domínio “.com” e o blog passou a poder ser acessado também pelo endereço http://www.comunicacaoeesporte.com

A inspiração do post de hoje veio enquanto realizava a rotineira tarefa de excluir as dezenas de spams que o blog recebe semanalmente (se spam fosse sinal de fama, nosso sucesso seria ainda mais retumbante). Nessa mesma tela de administração do WordPress (plataforma que hospeda nosso blog), posso visualizar as estatísticas de visualização da página, bem como outros dados. Dentre eles, o que mais me chamou atenção foi o fato de já termos passado da marca de duzentos posts. Ora, não havíamos feito uma retrospectiva quando batemos a marca do centésimo post e passamos despercebidos pelo ducentésimo também. Diante disso, decidi que não passaríamos em branco ao ducentésimo oitavo post e, por isso, farei aqui uma pequena retrospectiva com alguns dos textos mais acessados e mais comentados. Na minha experiência de editor/revisor do blog devo reler atentamente todos os textos antes de publicá-los. Entre aqueles que mais despertaram minha atenção quando os li pela primeira vez, com certeza, estão os de maior repercussão entre os leitores.

Não resumirei posts. Antes enumerarei e fornecerei o link para os mais relevantes, dando a oportunidade aos nossos leitores mais recentes de entrar em contato com o que de melhor já foi publicado aqui. Parte considerável dos artigos possui um tom atemporal, o que os permite ser lidos hoje, amanhã ou depois sem perder o seu frescor.

Quando acesso as estatísticas de nossas principais páginas visitadas, nas três primeiras posições, aparecem “Artigos”, “Cursos” e “Quem Somos”. Isso demonstra a relevância do blog enquanto um instrumento de difusão do conhecimento produzido na academia e que permite um estreitamento de laços com qualquer pessoa interessada nesse conteúdo produzido dentro das universidades. Esse resultado também se revela nos contatos que foram estabelecidos por meio do blog com estudantes de outros Estados do Brasil, jornalistas e até mesmo outros acadêmicos. Um exemplo foi Carolina Diniz, que escreveu alguns posts para cá após entrar em contato conosco demonstrado seu interesse em contribuir. Outro caso mais notório foi o do professor da Universidade de Buenos Aires, Pablo Alabarces, que nos enviou o artigo Inauguraciones. O blog serviu, assim, como conexão entre pessoas, e não ficou sendo somente uma novidade tecnológica adotada por acadêmicos “antenados”. Complementando, a aba “Livros” aparece na sexta posição e “Contatos” na oitava.

Quanto aos artigos, o mais acessado foi Neymar e Messi escrito por Ronaldo Helal. Helal, além de campeão nos acessos, também é coordenador do grupo de pesquisa Esporte e Cultura  (núcleo-base dos principais autores do blog e de onde surgiu a própria ideia de criá-lo).

O segundo da lista é Diversidade social, cultural e futebolística: as diferentes ‘caras’ do futebol do Joaquim Tavares Júnior. Joaquim é graduado em Pedagogia e foi uma das gratas surpresas entre os autores. Começou participando do grupo de pesquisa e se interessou em escrever para o blog. Sempre tive a impressão que seus textos eram muito lidos e comentados. Pude confirmar isso agora.

O terceiro da lista é Violência, esportes, fanatismo.

Em seguida, vem um texto meu: Brasil x França: o pesadelo que não acaba. Logo depois, vem um post que divulgava um documentário sobre Maradona. Sempre que tomamos conhecimento de alguma notícia relevante no universo esportivo e com algum teor acadêmico, procuramos compartilhá-la aqui.

Na sexta posição, aparece a primeira parte de um artigo de Ronaldo Helal intitulado Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: breve história da consolidação do campo acadêmico. Ia parar por aqui, mas seguirei. Concluindo a lista dos 10 artigos mais acessados. Sendo assim:

7º lugar: O país do futebol, por Ronaldo Helal e Cesar Gordon.

8º lugar: Um post que divulgava o lançamento do livro “Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: interações”

9º lugar: Futebol e Carnaval: a mistura dos estereótipos cariocas, por Alvaro do Cabo

10º lugar: Sobre o futebol brasileiro e a volta de seus ídolos, por Fausto Amaro

Entre os mais comentados, farei apenas um top 5. Se for do interesse dos leitores, posso divulgar os outros 5 da lista. Usem o espaço de comentários.

1º lugar: Só um jogo?, por Joaquim Tavares Júnior

2º Lugar: No Engenhão com Malinowski e Geertz [1]

3º Lugar: Diversidade social, cultural e futebolística: as diferentes “caras” do futebol, por Joaquim Tavares Júnior

4º Lugar: No Engenhão sem Bourdieu ou Maffesoli[1], por João Paulo Vieira Teixeira

5º Lugar: Ronaldinho Carioca “Vale Tudo”?, por Alvaro do Cabo. Alvaro é mestre em Comunicação pela Uerj e integrante antigo do grupo de pesquisa, participando do blog desde sua fundação. Juntamente comigo, Ronaldo Helal e João Paulo, ele está no quadro de autores fixos desde o primeiro calendário de postagens*.

 

*Para manter um mínimo de organização e garantir que o blog tenha posts semanais, elaboramos um calendário, constantemente atualizado, em que agendamos quando cada autor deverá enviar seu texto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s