Participações na mídia · Programas e Documentários

Friedenreich, o primeiro craque brasileiro

As obras no entorno do Maracanã preveem a demolição da Escola Municipal Friedenreich. Mas afinal, quem foi este jogador brasileiro do início do século XX? Depoimento do professor da UERJ e pesquisador de futebol, Ronaldo Helal. Confira aqui.

Apresentação, produção e edição: Rafael Leivas

Ano: 2012

Coordenação: Marcelo Kischinhevsky

Produção: AudioLab Uerj – Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS UERJ).

Anúncios

3 comentários em “Friedenreich, o primeiro craque brasileiro

  1. Mestre Helal:
    Já tem quase dois anos que descobri, no acervo da Editora Gol (do jornalista Milton Pedrosa, que ganhei por amizade com os filhos-herdeiros do riograndensedonorte) a autobiografia de Arthur Friedenreich e mais de cem fotos centenárias, nas quais o craque e seu ghost-writer Paulo Várzea identificavam com zelo. Descobri com isso que o nosso craque-mulato planejava com cuidado e numa surdina inexplicável o lançamento da sua biografia no começo dos anos 1970. Na documentação que integra essa preciosidade, “o santo graal do futebol brasileiro” – no dizer do jornalista Guilherme Roseguini, que me entrevistou sobre a descoberta para o Esporte Espetacular –, o contrato de edição de Dª. Joana com Milton, além de cartas de Araken Patusca e Afrodísio Xavier, mais dedicatória manuscrita de Leônidas da Silva. De lá pra cá, tentei de tudo para lançar o livro. O marketing do São Paulo FC me contatou mas “não tem dinheiro”. O CA Paulistano nem me respondeu. E a Ambev me disse não em menos de 24 horas, alegando que o escopo do seu marketing não completava projetos como o meu. Logo ela, a quem “El Tigre” dedicou 25 anos de sua vida, como garoto-propaganda depois de pendurar as chuteiras.
    Saudações Botafoguenses,
    Cesar Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s